Matéria do World Câncer Research Fund Foto: IlustrativaCientistas do World Câncer Research Fund, do Reino Unido, indicam que cerca de 10 mil casos de câncer de mama e de intestinos poderiam ser evitados a cada ano no país.
Os pesquisadores defendem que qualquer exercício físico que faz o coração bater em ritmo acelerado, como uma caminhada, atinge o resultado. O tempo sugerido é de 45 minutos, porém dividir em atividades mais curtas são tão benéficas quanto.
No relatório de conclusão, a equipe do WCRF diz que além da caminhada, o ciclismo, a natação, a dança ou combinar as tarefas domésticas é o suficiente. "Há agora evidências fortes de que ser fisicamente ativo é importante para a prevenção do câncer.
Até mesmo o aumento relativamente modesto no nível de atividade poderia evitar milhares de casos de câncer no Reino Unido", pontua a líder do estudo, Rachel Thompson. Além de combater a obesidade, fazer pequenas mudanças na rotina traz benefícios significativos para a saúde.
Segundo Henry Scowcroft, da organização Câncer Research UK, "você não tem que ser um atleta para reduzir o risco de câncer". "Há evidências sólidas de que certos tipos de câncer --incluindo câncer de mama e câncer de intestino-- são menos comuns em pessoas que fazem exercícios moderados regularmente, como caminhada rápida", completa o pesquisador.