Na noite desta terça-feira (22) a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, apresentou aos moradores das ruas São Pedro, São José e Industrial José Beduschi o projeto “Calçada para todos”. Foi proposta ainda uma parceria público-privada para que a obra de revitalização do Centro de Gaspar saia do papel.A Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, explicou aos moradores que a obra será feita pelo sistema de mutirão, desta forma a Prefeitura seria responsável pela instalação de nova rede de água e esgoto, nova rede de drenagem pluvial, pavimentação da rua, sinalização, revitalização do parque infantil e praça da unidade de saúde e instalação dos equipamentos urbanos. Investimento que pode chegar até R$2,2 milhões com recursos próprios da Prefeitura.
Já os moradores serão responsáveis pela demolição da calçada, aquisição e colocação do paver e meio-fio e pagamento da taxa de ligação predial de esgoto. Um investimento no máximo de R$546,8 mil, que será dividido entre os moradores, e que poderá reduzir com a negociação com a empresa que será contratada.
Segundo a lei que regulamenta o sistema de mutirão é necessária a adesão de 70% dos moradores, ou 70% da testada da rua. Segundo a Secretária Patrícia Scheidt, se houver a quantidade mínima necessária o cronograma das obras inicia ainda em abril deste ano.
O projeto Calçada para Todos
O Calçada para Todos foi projetado com o objetivo de deixar a cidade mais bonita, com as calçadas padronizadas, e ainda trazer mais segurança e acessibilidade. A primeira etapa do projeto prevê a pavimentação das ruas Industrial José Beduschi, São Pedro e São José.
Alargamento das calçadas, com revestimento em paver e a implantação piso tátil de alerta para deficientes visuais. Alguns pontos também serão rebaixados para facilitar a passagem de cadeirantes. Outra proposta para a revitalização é a troca de postes de iluminação, pontos de ônibus e lixeiras e ainda a arborização e implantação de bicicletários.
Matéria enviada a Sala de Noticias - por Felipe da Costa - Imprensa Gaspar