A CCJ - Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, recém instituída, já aprovou o Projeto de Lei 18/2011, de autoria do deputado Jean Kuhlmann (DEM), que Institui o Dia Estadual da Pastoral daCriança, a ser comemorado dia 25 de agosto, como forma de homenagear a coordenadora internacional da entidade, a catarinense Zilda Arns. A proposta segue agora para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, antes de ser votada em Plenário.
A missionária catarinense Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, reconhecida internacionalmente por ser a fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança morreu de forma trágica no terremoto que arrasou o
Haiti, em 12 de janeiro de 2010.
A cada ano, cerca de 100 mil crianças menores de cinco anos morrem no Brasil, a maior parte em comunidades pobres devido a causas que poderiam ser facilmente prevenidas com orientações de saúde, nutrição, educação e cidadania.
É essa realidade que o exército de voluntários da Pastoral modifica. A chegada da Ong, nos núcleos mais carentes da sociedade, sempre significa esperança, conquistas, superação das dificuldades e transformação social.
Para reconhecer a importância desse movimento, cujo símbolo maior é uma mulher catarinense, Kuhlmann previu a instituição de 25 de agosto como dia especial para reflexão e ampliação das ações da Pastoral. “O governo do Estado, em parceria com os movimentos sociais, poderá promover ampla
divulgação e realização de atividades alusivas ao evento”, explicou Kuhlmann.
Matéria envia a Sala de Noticias por Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Jean Kuhlmann Jornalista Luana Nascimento