sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cresce número de brasileiros que têm medo de perder emprego

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o número de brasileiros que demonstram apreensão em relação a perda de emprego aumentou 3,1% em março deste ano, contra o resultado de dezembro de 2010.  Em comparação a março de 2010, o resultado é 0,3 ponto percentual mais baixo.

No mês anterior, o Índice de Medo do Desemprego subiu para 81,7 pontos ante os 79,3 de dezembro, quando o índice atingiu o menor nível da série histórica iniciada em 1996. Na classificação, a taxa é medida de zero a 100, ou seja, quanto maior o número, maior o medo das pessoas em perder o emprego.

Para a CNI, a queda na atividade, registrada desde dezembro do ano passado, contribuiu para o crescimento desse medo em relação à estabilidade nos empregos. Apesar disso, o "indicador mostra que as pessoas confiam na manutenção dos postos de trabalho".

Contudo, apesar do aumento de receio do desemprego, o índice permanece baixo, já que 54% dos entrevistados afirmaram que não estão com medo do desemprego. E em dezembro de 2010, essa porcentagem era de 56,7%. Em março, o percentual de entrevistados que confirmaram ter muito medo do desemprego foi de 15,7%, contra 13,6% na pesquisa anterior. Na faixa dos que sentiram-se mais seguros, e com pouco medo registrou estabilidade, passando de 29,7% para 30,3%.

A pesquisa trimestral foi feita com 2.002 pessoas e entre os dias 20 e 23 de março.
Fonte: CNI,