Devido a grande quantidade de empresas de Santa Catarina que foram atingidas pela enchente deste mês, o Banco de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina (Badesc) decidiu instituir o programa "Badesc/Emergencial", que tem como objetivo atender à eventuais catástrofes naturais ocorridas no estado, nas cidades com decreto de Calamidade Pública ou Emergência.Ilhota está contemplada nesta última categoria. Por este motivo, a secretaria de Indústria e Comércio participou de uma palestra da instituição para repassar todas as informações necessárias aos empresários da cidade.
De acordo com o responsável pela pasta, Paulo Vilmar Batista, mais conhecido como Expresso, o financiamento poderá ajudar muitas empresas. "Os juros serão de: 9% a.a., mais a TJLP (6 % a.a.).
O prazo é de até 12 meses de carência e 36 meses de amortização, totalizando 48 meses para as que foram diretamente atingidas, comprovando através de atestado da Defesa Civil", ressaltou. Já para as empresas que foram indiretamente ou parcialmente atingidas, os juros serão de 10% ao ano, mais a TJLP de 6% ao ano e um prazo de 12 meses de carência e 18 de amortização, totalizando 30 meses. "O programa BADESC/Emergencial contempla financiamentos entre R$30 mil e R$500 mil, com enquadramento de três a quatro vezes a média do faturamento fiscal dos últimos 12 meses.
As garantias são constituídas de 100% do valor do financiamento, podendo ser veículos ou imóveis de propriedade da empresa, dos sócios ou de terceiros, desde que livre de ônus", explica. Para ter acesso ao financiamento, a empresa deve entrar em contato com o Badesc.
A instituição fica na rua Dr. Amadeu da Luz, nº. 100 - Ed. Califórnia Center, 1º andar, sala 101, Centro, Blumenau.
Mais informações também podem ser obtidas através do site www.badesc.gov.br.
Matéria enviada a Sala de Noticias por Bruna Barcellos
Jornalista da prefeitura de Ilhota