Os remédios emagrecedores a base de anfetaminas foram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terça-feira. Estes medicamentos terão os registros cancelados e deverão ser retirados das farmácias em sessenta dias.A venda da sibutramina foi mantida. Porém, o controle sobre a venda dessa substância deve ser mais rigoroso. O paciente deverá apresentar, por exemplo, um termo de informação sobre eficácia e segurança do medicamento, assinado por ele e pelo médico.Pesquisas indicam que a sibutramina pode aumentar problemas de coração em pacientes que já são de risco.
O diretor-presidente do órgão, Dirceu Barbano, votou pelo fim das anfetaminas. "Evidências de eventos adversos graves, associados à ausência de comprovação de eficácia e segurança permitem avaliação dos riscos do uso dessas substâncias no tratamento da obesidade", disse.
E afirmou que há 30 anos os brasileiros consomem este medicamento de maneira "indiscriminada". Ele é a favor do uso de sibutramina por obesos sem histórico de doenças cardiovasculares, pacientes com diabetes e mulheres com ovários policísticos. "Um plano adequado de minimização de riscos pode permitir utilização com mais segurança", ressaltou.
Fonte:Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Imagem Ilustrativa