Diante da rebelião ocorrida no Presídio de Blumenau o discurso do vereador Beto Tribess (PMDB) tratou de segurança pública. Ele culpou o excesso de presos, a falta de uma penitenciária na região e a defasagem nos quadros profissionais que atuam na unidade pelo ocorrido.Beto recordou que em 2010, o governador Leonel Pavan assegurou recursos para construção de Unidades Prisionais Avançadas (UPAS) nos municípios da região e lamentou que o processo de abertura de vagas no sistema prisional não tivesse continuidade. “Gaspar receberia uma, Pomerode outra e Timbó mais uma”, lembrou. “Precisamos não apenas de mais policiais patrulhando as ruas, mas também de novas vagas para detentos. Necessitamos de uma Penitenciária Regional em Blumenau”, observou.
Tribess apontou que hoje Itajaí e Rio do Sul, que possuem menos habitantes que Blumenau, tem penitenciária. O vereador argumentou ainda ser preciso trabalhar com a política de prevenção e assinalou que a Câmara Municipal colabora neste sentido através do programa Vereador Mirim.
“Vejo o esforço dos governos para melhorar a segurança catarinense, mas por falta de uma atuação mais firme de nossos representantes, na capital, o destino final dos recursos segue para outras regiões”, citou. Em seguida, o parlamentar mostrou imagens das bombas do Dique da Fortaleza, que estão sendo guardadas no pátio da URB.
Beto anunciou que a Rischbieter Engenharia está vistoriando e apresentou orçamento sobre os investimentos, e o que ainda precisa ser realizado. “Imagino que dentro de seis messes realmente o Dique da Fortaleza voltará a funcionar e deixe a comunidade da região fora do perigo das enchentes”, apontou.
Por fim, ele exaltou a participação dos 23 grupos folclóricos na Oktoberfest 2011, que inicia esta semana. “Esta é a melhor maneira de mostrar a sociedade que prestigia nosso evento que não promovemos a festa da bebida alcoólica, e sim, a festa da família e das tradições”, avaliou.
Matéria da Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de terça-feira dia (04) e enviada a Sala de Noticias pela Assessoria. de Imprensa da Câmara
Foto:Gabriela Godoy.