As tropas brasileiras em missão de paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) devem começar a ser retiradas do Haiti a partir de março de 2012. O anúncio da medida, que fará 257 militares voltarem para o Brasil, foi feito pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, quinta-feira.De acordo com o ministro, a ONU deve aprovar a retirada de 1,6mil pessoas que atuam no Haiti. A maior parte dos militares que ainda estão na ilha foram enviados após o terremoto que devastou o país em 12 de janeiro de 2010.
Amorim informou que o Brasil vai ser o país que menos reduzirá o número de homens mandados para ajudar na pacificação do lugar. Atualmente existem entre 2,2 mil e 2,3 mil militares brasileiros operantes no Haiti.
O mandato de chefe da missão, que é brasileiro, também vai ser renovado após nova votação.
O ministro disse que a saída das tropas deverá acontecer de forma gradual e responsável, até que o governo local poder cuidar do seu próprio país.
Entre os brasileiros que vão deixar o Haiti, militares do Batalhão de Engenharia não devem ser incluídos, tendo em vista que ainda ajudam na reconstrução de diversos setores emergenciais.
Satélite brasileiro
Após a audiência pública sobre as tropas brasileiras, Amorim comentou sobre os planos de colocar um satélite de comunicações brasileiro em órbita. Segundo ele, a ideia está sendo agilizada porque o país pode acabar perdendo o espaço reservado na órbita terrestre caso não envie logo o satélite.
Ele disse ainda que o satélite, mesmo sendo um esforço do completo do Ministério das Comunicações com a participação da Defesa, não deve ser construído em território brasileiro, já que ainda não há o tipo de tecnologia necessária no país.
Matéria e imagem do site SRZD