terça-feira, 25 de outubro de 2011

Câmara Mirim conhece Brasília

Mais do que conhecer os trâmites de uma câmara municipal, os vereadores mirins de Blumenau puderam descobrir na última semana como funciona uma Câmara Federal. Os 15 alunos das redes pública e particular de ensino viajaram a Brasília e acompanharam de perto o dia-a-dia de um senador e de um deputado federal. Esta é a terceira vez que a Câmara Mirim de Blumenau participa do projeto Plenarinho.

Para a coordenadora do programa, Elisete Passold, a viagem de cinco dias foi extremamente produtiva. “Além de todo o trabalho legislativo, os estudantes também puderem visitar os pontos turísticos da cidade, conhecendo ainda mais sobre a história do nosso país. Do alto de uma torre de TV conseguiram ver o formato de “avião” da capital federal”.

Na oportunidade, os alunos fizeram o papel de deputados mirins e discutiram, em plenário, três projetos de lei selecionados entre as propostas enviadas pelas crianças. Representando a Câmara Mirim de Blumenau, a presidente Nikole Eduarda Wanka discursou contrariamente ao projeto de lei “Disque Urgências e Emergências”, de autoria de Juliana Fredo Marques.

“Ela falou com convicção e mostrou que tinha conhecimento sobre o tema. Inclusive, todos ficaram abismados com a oratória dela, tanto que diversos jornalistas a chamaram para entrevistas”, conta Elisete. Os projetos de lei votados durante o ‘Câmara Mirim’ podem ser apadrinhados por deputados federais e encaminhados às comissões permanentes da Câmara Federal para análise.

Todos os 15 mirins participaram da sessão, trajados com roupas típicas alemãs. Eles embarcaram em 16 de outubro e retornaram no dia 20. Todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem foram custeadas pela Câmara de Vereadores de Blumenau.

Texto e imagens enviados a Sala de Noticias pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Blumenau