segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cristina Kirchner recebe felicitações de presidentes da América Latina

A presidente reeleita na Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, recebeu felicitações de presidentes do Brasil, Venezuela, Uruguai, Chile, Colômbia e Paraguai por sua vitória, disse a chefe de Estado, em seu discurso após o anúncio do resultado, que lhe deram 53% dos votos, ficando muito à frente do segundo colocado, o socialista Hermes Binner, que obteve 17% dos votos.

"A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, me disse palavras muito doces, as agradeço muito", disse Cristina, que afirmou estar "segura" de que receberá ligações dos líderes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa. "A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) é nossa casa." Ela declarou querer ser uma pessoa que irá "mudar a história e continuar aprofundando um projeto de país para 40 milhões de argentinos".

Néstor é lembrado
A presidente argentina se referiu a Néstor Kirchner, ex-presidente e seu marido que morreu em 2010, a todo momento. "Quero agradecer a alguém que já não pode mais me chamar, mas que é o grande fundador da vitória desta noite". Cristina afirmou que "sem ele, sem a sua imensa coragem e bravura, sem as coisas que ele ousou, teria sido impossível chegar até aqui".

Oposição: eleição foi tranquila
Sem dar muitas declarações, socialista Binner, da Frente Ampla Progressista, classificou a eleição como "tranquila". Binner lembrou da agressão sofrida pelo candidato a prefeito Carlos Maldonato por um grupo de pessoas na cidade de Ingienero Juárez, dizendo que teve alguns uma situação desagradável em Formosa, mas nada demais.

Matéria transcrita pela SN do site SRZD onde estamos devidamente autorizados
Imagem Ilustrativa