quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Defesa Civil distribui materiais para reforço de pontes e acessos

O município de Blumenau, por meio do Escritório da Reconstrução da Defesa Civil, realiza a distribuição dos lotes de madeiras, enviados pela Defesa Estadual, para o reforço dos acessos e pontes em bairros da cidade atingidos pelas fortes chuvas do início do ano.

Em 28 de janeiro, um temporal prolongado causou alagamentos, deslizamentos, queda e dano em 28 pontes e pontilhões na cidade, especialmente nos bairros Velha Grande, Progresso e Vila Itoupava. Dentre as ruas mais atingidas estavam Antônio Zendron, Rui Barbosa, Anapolina e Franz Müller.

Em fevereiro, a Prefeitura decretou situação de emergência para as áreas afetadas e solicitou apoio da Defesa Civil Estadual.Os pranchões de madeira, que variam de 4 a 6 metros de comprimento, começaram a chegar na cidade a partir do dia 7 de setembro.

Desde então, já foram distribuídas 144 unidades os bairros Progresso e Velha Grande.De acordo com parceria firmada entre poder público e comunidade, a Prefeitura obteria o material necessário e os moradores ficariam responsáveis pela mão-de-obra para finalizar seus acessos.

O material está sendo usado no reforço dos pontilhões atingidos.O próximo e último lote de madeira será destinado às demais comunidades atingidas que, assim como o bairro Progresso e Velha Grande, passaram por avaliação social e de risco no início do ano.

Fonte: Neusa Pasta Felizetti, coordenadora do Escritório da Reconstrução da Secretaria de Defesa Civil e Fiscalização
Assessoria de Comunicação: Natacha Amaral