A audiência pública realizada ontem esclareceu pontos importantes e possibilitou a troca de informações sobre o sistema de diques e comportas, segundo analisou o vereador Fabio Fiedler (PSD).Para o líder governista, foi extremamente relevante a constatação de que a comunidade e o poder público não podem atuar de forma isolada. “A partir do momento em que houver investimento e parceria da comunidade, será mais fácil proteger áreas vulneráveis”, disse.
Fiedler cumprimentou os envolvidos, principalmente aqueles que têm as chaves das comportas, e durante as calamidades se colocam-se à disposição para ajudar. O vereador também considerou equivocada a afirmação da deputada Ana Paula de que recursos do PAC drenagem já estão à disposição para ser aplicados há muito tempo. “Os projetos estão sendo analisados desde 2009 e, só neste ano, tivemos a possibilidade de começar a licitação.
Temos que deixar muito claro que todos se empenharam, mas a burocracia e tramitação no governo federal ainda é muito lenta, e tivemos que esperar quase dois anos, pelos recursos para drenagem no ribeirão Garcia, um pouco na Velha e praticamente nada na Fortaleza e na Itoupava”, frisou.
De acordo com Fabio, a mesma prática de desdobramento burocrático para avançar em obras aconteceu na rua Jacob Ineichen. “É muito fácil a forma politiqueira com que algumas pessoas vêm a esta casa se dizerem responsáveis. Não é verdade, porque todos se empenharam. E o prefeito aditou mais um milhão de reais no Projeto Badesc III para executar outro trecho da obra”.
Ele também disse não concordar com a utilização de bonecos na rua para protesto. “Com ironia não se constrói obras, se destrói as relações. E as pessoas tem que ter humildade para tratar as coisas de forma ordeira e correta.
Desconsidero este tipo de participação, num assunto tão sério como a pavimentação da Jacob Ineichen”, completou.
Ao vereador Vanderlei de Oliveira, que criticou a administração, Fiedler respondeu que talvez o petista esteja incomodado, porque “estamos avançando muito na questão dos corredores, das calçadas e outras obras. Talvez seja esta a motivação da crítica”. Fiedler informou que o governador Raimundo Colombo estará em Blumenau para a abertura da Oktoberfest e trazer noticias positivas em relação a construção de uma obra de proteção da Estação do Samae, na rua Bahia, para permitir que a operação da ETA II seja possível mesmo com 14 metros de enchente.
A primeira edição do OktoberZeitung, publicado pelo jornal de Santa Catarina, com noticias da festa, foi registrada por Fiedler. “Fala dos trajes típicos e lembra o que é a tradição e a cultura no nosso município”, disse. O vereador conclamou a todos que possuem trajes, que também usem durante a festa, porque além de deixá-la mais bonita, tem entrada franca nos pavilhões. Conforme Fiedler, “o primeiro desfile será hoje e vamos ter a oportunidade de ver as mudanças da festa que vem melhorando a cada ano.
O consumo interno está aumentando e o público se mantendo. Isso quer dizer que podemos valorizar ainda mais o que a festa oferece internamente”, apontou. Ele também registrou que a equipe da TV Legislativa da câmara fará a cobertura dos desfiles da Oktoberfest e a primeira transmissão acontecerá no próximo sábado, dia 8, às 16h.
Matéria enviada a SN pela Assessoria de Imprernsa da Câmara de Vereadores
Foto:Crédito Gabriela Godoy