quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hospital Ruth Cardoso completa uma semana de atendimento

O Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso, inaugurado no último dia 10, completa 9 dias de atividades. O secretário municipal de saúde, José Roberto Spósito, avalia positivamente a primeira semana de atividades.

Na opinião do prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), a primeira semana ainda não reflete a expectativa que a Prefeitura tem como meta em número de atendimentos, procedimentos e cirurgias. “Embora ela apresente elementos importantes para que possamos alcançar a satisfação do nosso povo na prestação dos serviços da Saúde”, completou Piriquito.

Segundo dados fornecidos pela Cruz Vermelha Brasileira – entidade que administra o hospital - em sua semana inaugural, o RuthCardoso recebeu 200 pacientes por dia no seu Pronto Atendimento, sendo que 20 crianças já nasceram na unidade.

Os profissionais realizaram 18 cirurgias de urgência e emergência neste primeiros sete dias. Hoje, o Ruth Cardoso tem 78 pacientes internados dos 115 leitos disponíveis. As duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da somam 11 pacientes, sendo seis pacientes na UTI adulta e cinco na UTI neonatal.

O secretário Spósito explica que os internados no Ruth Cardoso estão distribuídos nas seguintes clínicas básicas: a médica, cirurgia e ortopedia, obstetrícia e pediátrica. Para o gestor do Fundo Municipal de Saúde, Rafael Steiner Schroeder, o Ruth Cardoso está virando uma boa referência no atendimento público.

“Como sempre foi um desejo do prefeito Piriquito o hospital é um exemplo para muitas regiões do país, que o SUS tem uma grande funcionalidade quando os recursos são bem aplicados”, disse Schroeder.

Matéria enviada a SN pela Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria Municipal de Saúde Assessoria de Imprensa Texto: Rafael Weiss – Foto: Rafael Amâncio/ Arquivo PMBC