domingo, 9 de outubro de 2011

Índice de homicídios no Brasil é maior do que do Iraque, diz pesquisa

Divulgado quinta-feira, o Estudo Global de Homicídios colocou o Brasil entre os três primeiros países da América do Sul com a maior taxa de assassinato nos últimos anos, e mostrou ainda que o país tem maiores índices de homicídios do que Egito, Iraque, Jordânia e Líbia juntos.

A pesquisa foi realizada pelo Escritório das Nações unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). O levantamento mostrou que o Brasil tem taxa de 22,7 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Já a Líbia, que recentemente passou por conflitos entre exército e civis, tem somente 2,9 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

Nos outros países árabes, o índice é ainda menor, sendo 2 no Iraque, 1,8 na jordânia e 1,2 no Egito. No total, os países somam 7,9 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Os dados divulgados quinta-feira foram cedidos por instituições dos próprios países. Brasil e Egito enviaram levantamentos feitos em 2009, Iraque e Líbia de 2008 e Jordânia de 2006.
Segundo a pesquisa, as gangues de rua e o crime organizado estão diretamente relacionadas ao número de mortos nas Américas.
Do site SRZD