A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do departamento de Gestão de Pessoas, está elaborando os laudos dos possíveis riscos que funcionários da Prefeitura possam estar sendo expostos durante o horário de trabalho. Está é mais uma etapa do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que identifica os riscos químicos, físicos e biológicos nas atividades desenvolvidas pelos servidores.O PPRA é um dos projetos dentro do programa de segurança e saúde ocupacional, que objetiva oferecer aos servidores um ambiente de trabalho sem riscos e com melhor qualidade de vida. De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho responsável pelo programa, Vinicius Kleis Feltrin, foi feito o levantamento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários nas secretarias de Obras, Saúde e Inclusão Social.
Segundo Feltrin, a Prefeitura disponibiliza estes equipamentos, mas muitos funcionários não fazem o uso correto deles. “Nossa intenção é orientar para que as pessoas protejam sua saúde. Para isso, estamos fazendo o levantamento do que se pode fazer para reduzir os riscos no ambiente de trabalho”, ressaltou Feltrin.
“Um dos desafios do administrador público é oferecer condições de trabalho aos servidores e cobrar os devidos resultados que a sociedade espera e merece,” diz o prefeito Edson Piriquito.
A previsão é que os laudos fiquem prontos até o final do ano, com a identificação do grau de insalubridade e periculosidade existentes dentro das secretarias e todos os departamentos pertencentes à administração pública municipal.
De acordo com o diretor da Divisão de Pessoas, Antônio Demos, está prevista também, a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), visando à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
Mais informações com Antônio Demos, diretor da Divisão de Pessoas, pelo telefone (47) 3267-7111.
Mais imagens do trabalho realizado no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais disponíveis para download no anexo ao final desta matéria.
Matéria enviada a SN pela Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Dayane Bazzo (estagiária)
Foto: Celso Peixoto