terça-feira, 25 de outubro de 2011

Primeira Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social acontece nesta terça

A Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) promove nesta terça-feira, 25, a 1ª Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial), das 8h às 17h30, no Auditório do Curso de Farmácia da Universidade do Vale do Itajaí, em Itajaí.

A conferência é aberta para toda a sociedade, poder público e conselhos municipais, que irão debater novas propostas para melhorar a transparência e estimular a participação da população no controle da gestão pública. A 1ª Consocial contará com a participação dos 11 municípios que integram a região da AMFRI.

De acordo com Elaine G. Weiss de Souza, da Procuradoria de Balneário Camboriú, a participação do município favorecerá a fiscalização da gestão pública pela sociedade. “Nesta reunião se rediscutirá tudo o que envolva a gestão pública e a transparência, garantindo mais lisura do trabalho e gastos do dinheiro público”, explica Elaine.

Da etapa regional da 1ª Consocial sairão vinte propostas elaboradas a partir das discussões de quatro Eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Também serão eleitos 42 delegados, que participarão da etapa estadual.

Na etapa Nacional da 1ª Consocial todas as propostas apresentadas nas conferências regionais e estaduais serão reunidas, e subsidiarão a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, com contribuições relevantes para o incremento da transparência, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da gestão pública nos municípios e estados.

Mais informações sobre a 1ª Consocial poderão ser adquiridas através do site da AMFRI (www.amfri.org.br), ou pelo e-mail asocial@amfri.org.br.

Matéria enviada a SN pela Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa
Texto: Dayane Bazzo – estagiária