São Paulo vai sediar a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) no início da tarde desta quinta-feira, em Zurique (Suíça).Além disso, também foi confirmado que a final será disputada no Maracanã. Brasília vai sediar a decisão do terceiro lugar. A cerimônia contou com a presença do presidente da entidade, Joseph Blatter, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
Outro anúncio realizado na cidade suíça foi das cidades-sedes onde serão disputadas as partidas da Copa das Confederações (em 2013), tido como evento-teste. Apenas quatro capitais foram confirmadas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio.
Caso cumpram o cronograma, Salvador e Recife serão incluídas na sequência. As duas capitais nordestinas devem inaugurar seus estádios até junho de 2012. O jogo inicial será disputado na capital federal, as semifinais serão em BH e Fortaleza e a final, no Maracanã.
Desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014, a escolha do local da partida de abertura se transformou em uma grande polêmica, a ponto da capacidade do país de organizar a competição ter sido questionada. A princípio, o estádio do Morumbi seria o palco do primeiro jogo, mas a Fifa excluiu o local.
Cidades como o Rio de Janeiro e Brasília se credenciaram para substituirem a capital paulista, mas o início do projeto do novo estádio do Corinthians, conhecido como Itaquerão, fez com que São Paulo continuasse como o local da confronto inaugural da Copa. A nova arena começou a ser construída recentemente e tem previsão de inaguração para 2013.
Também foram definidos e apresentados os horários das partidas na Copa de 2014. A seguir:
* Partida de abertura: 17h
* Partidas da fase de grupos: 13h, 16h, 19h e 22h
* Oitavas de final e Quartas de final: 13h e 17h
* Semifinais: 17h
* Disputa de 3º lugar: 17h
* Final: 16h
Blatter: 'A Copa das Confederações será decisiva'
A cerimônia de anúncio foi aberta com um discurso de Blatter. O dirigente fez uma saudação à presidente Dilma Rousseff, não deixou de citar a controvérsia causada pela indefinição das escolhas e frisou que a Copa das Confederações será o momento-chave sobre as possibilidades de sucesso da Copa:
"Gostaria de dar uma mensagem especial para a presidente Dilma. É um grande prazer estar aqui junto de vocês. Estamos a 960 dias do pontapé inicial. Durante todo esse tempo acompanhamos muita especulação sobre onde seria a abertura da Copa.
Há muita expectativa, pois é um momento especial para milhões de fãs em um país o futebol bate no coração de cada brasileiro. Será um teste para a infraestrutura. Confiamos no jogo e nas pessoas.
A Copa das Confederações será decisiva", declarou Blatter.
Do site SRZD
Imagem Ilustrativa