
O objetivo das visitas é fornecer treinamento às novas equipes, que integrarão a organização dos locais em 2012. A ação também da faz parte do processo de revisão do Plano de Contingência e Escorregamento do município, realizado periodicamente pela Defesa Civil.
Desde 2009, Blumenau possui um Plano Municipal de Contingência de Inundações e Escorregamentos. Trata-se de um documento de caráter preventivo no qual constam as coordenações de cada um dos 64 abrigos da cidade, que servirão de apoio em caso de desastres.
No plano, as coordenações estão listadas juntamente com suas equipes de pessoal, alimentação, alojamento, guarda de pertences, higiene e limpeza e transportes. “Como os responsáveis por cada área mudam com o tempo, daremos um breve treinamento para o novo pessoal de cada unidade”, explica o diretor de Defesa Civil, Charles Kirsten.
As novas cotas de enchente de Blumenau, atualmente em processo de revisão por profissionais da Universidade Regional de Blumenau (Furb), também farão parte do Plano atualizado, já que o trabalho das cotas deve ser finalizado em fevereiro.
Fonte: Charles Reimundo Kirsten, diretor de Defesa Civil
Assessoria de Comunicação: Natacha Amaral