A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri), inaugurara às 9h desta sexta-feira, dia 24, o Centro de Referência de Assistência Social Missionário Harri Beims (Cras), localizado na rua Bahia, nº 4.333, bairro Salto Weisbch.
Com essa implantação, as famílias da região do Passo Manso, anteriormente cadastradas na sede da Semascri, passam a ser atendidas pelo Cras. A unidade tem a capacidade para atender cinco mil famílias.
O Cras Harri terá como área de abrangência os bairros do Salto, Salto Weisbch e Passo Manso, além das comunidades Vila Bromberg e Vila Feliz (Escola Agrícola). Para o secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt, é fundamental a implantação de unidades de Cras nos bairros da cidade. “A inauguração do Cras é mais um avanço nos serviços de assistência social do município.
É por meio do Cras que a proteção social básica da assistência social se territorializa e se aproxima da população, identifica suas necessidades e as políticas sociais para atender as famílias, atuando também na prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco social, bem como no estímulo as potencialidades locais”.
O Cras é uma unidade pública estatal, responsável pela oferta de serviços de proteção social básica da assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social e risco social. É a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Essa unidade foi pensada para ser um espaço de referência para as 676 famílias dos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida da região de abrangência.No Cras, serão desenvolvidos os seguintes programas: PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) com ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, que tem como perspectiva o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a proteção social e a prevenção de situações de risco; e o Pró Jovem Adolescente destinado a jovens de 15 a 17 anos, com o objetivo de criar oportunidades e melhorar as condições de vida destes e de sua família.
A unidade desenvolverá ainda, atividades socioeducativas de saúde, cultura, meio-ambiente, esporte e lazer. Também serão oferecidos à comunidade, o Serviço de 0 a 6 anos com atividades lúdicas para o público infantil e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, por meio de reuniões socioeducativas e grupos de convivência de idosos, famílias e adolescentes.
Além destes serviços, o Cras irá realizar atividades extras em parceria com a comunidade e entidades sociais. Esta é a quinta unidade implantada pela Secretaria da Assistência Social de Blumenau. Já funcionam os Cras Garcia I e II, Velha Grande e Fortaleza.
Fonte: Mário Hildebrandt, secretário de Assistência Social
Assessora de Comunicação: Gabriela Piske