Os brasileiros que pretendem ir à Austrália vão ter uma facilidade a mais. A partir de quarta-feira 22 o visto para o país poderá ser emitido inteiramente por meio eletrônico, com concessão gratuita e duração de três meses aos turistas.
De acordo com a embaixada australiana, o objetivo é facilitar a concessão do visto e tornar a visitação mais prática, estimulando as viagens.
A solicitação de visto online pode ser feita por quem pretende ir à Austrália para turismo, visitar amigos ou parentes e para negócios ou conferências. Pessoas que devem ir ao país para tratamentos médicos ou estadias mais longas devem solicitar outro tipo de visto, sem o procedimento completo disposto pela internet confirmado.
Após completar o cadastro do visto, a concessão vai ser comunicada por e-mail e a pessoa deverá manter a mensagem guardada para utilizar no momento que pretender ir à Austrália.
Os detalhes do visto vão ficar registrados em uma base de dados eletrônica e as autoridades aéreas irão apenas consultar os dados para permitir a entrada da pessoa no país.
As informações sobre os procedimentos necessários vão ser colocadas na página do Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália, sem tradução para o português.
Até agora, era necessário que os brasileiros agissem de forma tradicional para obter o visto: preenchessem um formulário em papel, pagar uma taxa e levar a documentação até uma embaixada ou representação diplomática australiana. Em cerca de duas semanas o visto fica pronto. A partir desta quarta-feira, ele deve ficar disponível em três dias úteis.
O Brasil vem mudando seus acordos de imigração. Recentemente o país tornou mais rígidas as medidas para visitação de espanhóis e os Estados Unidos notificaram que pretendem tornar mais simples e rápido o processo de concessão de visto aos brasileiros.
Transcrito pela SN do Site SRDZImagem Ilustrativa