quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prefeitura adota medidas para combater Influenza A (H1N1)

O prefeito João Paulo Klenübing anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 6, novas medidas que serão adotadas pela Prefeitura de Blumenau para combater a Influenza A (H1N1). Assim como ocorreu em 2009, a Secretaria de Saúde implantará uma Central de Tratamento.

Inicialmente, o atendimento a pessoas com suspeita da Influenza A será realizado no Ambulatório Geral do Centro (localizado na rua Itajaí, 260, Vorstadt), entre 8h e 20h, já a partir desta quinta-feira, dia 7. Na segunda-feira, dia 11, as consultas serão no Parque Vila Germânica, das 8h às 17h. Excepcionalmente na segunda, o atendimento terá início às 12h.

Também começa, na próxima semana, a segunda etapa da vacinação com a disponibilização de 29 mil doses para atender os pacientes com doenças crônicas, que já estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Quem for um paciente imunoespecial sem cadastro na rede pública, a orientação é que procure o seu médico e peça uma declaração comprovando a doença.

Além disso, o município adquiriu mais doses do medicamento Tamiflu, que garante o tratamento da Influenza A. A Secretaria de Saúde reforça, ainda, os cuidados para a prevenção da doença.

Protocolos de higiene

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartadoManter os ambientes ventiladosNão compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoalLavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou expirarEvitar aglomerações e ambientes fechados e contato com pessoas doentesAdotar hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e líquidos a vontade Não usar medicamentos sem orientação médica

Sintomas

Febre alta repentina e superior a 38ºC, tosse acompanhada ou não de dores de cabeça, além de dores musculares e nas articulações, podendo ainda apresentar dificuldade respiratória (dispnéia), são alguns dos sintomas mais comuns na suspeita de contaminação por gripe Influenza A (H1N1).


Foto Rogério Pires