quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exigência de curso para receber seguro-desemprego começou a valer ontem em SP

A partir desta terça-feira (10), os trabalhadores da Grande São Paulo que solicitarem o seguro-desemprego pela terceira vez em dez anos terão de comprovar matrícula e frequência em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, habilitado pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 160 horas.


A medida irá valer em todo o país até agosto, e será implantada por etapas. A partir de 16 de julho, a nova regra passa a ser adotada na região metropolitana do Rio de Janeiro. O sistema já havia sido testado em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.


Os cursos serão oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), considerando as vagas gratuitas disponíveis na rede de educação profissional e tecnológica.


A matrícula poderá ser feita no momento em que for solicitado o seguro-desemprego. Os tipos de cursos disponíveis variam de acordo com a região. Em São Paulo, serão oferecidas aulas para as seguintes funções:


Agente de inspeção, ajustador mecânico, almoxarife, aplicador de revestimento cerâmico, assistente de produção, assistente de projeto visual gráfico, auxiliar administrativo, auxiliar de crédito, auxiliar de instalações hidráulicas, auxiliar de operações em logística, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços em comércio exterior, auxiliar de transporte de mercadorias, auxiliar em web, carpinteiro de telhados, confecciona dor de artefatos de couro, confeccionador de bolsas em tecido, cortador de calçados, costureiro industrial do vestuário, costureiro, cuidador de idoso, desenhista de calçados, desenhista de moda, desenhista de produtos gráficos web, desenhista mecânico, eletricista de automóveis, eletricista industrial, encanador, estofador de móveis, fresador mecânico, inglês básico, instalador e reparador de redes de computadores, jardineiro, libras básico, lubrificador industrial, manicure e pedicure, maquiador, mecânico de suspensão de freios, mecânico de máquinas de costura, modelista, monitor de recreação, montagem e manutenção de computadores, operador de computador, operador de editoração eletrônica, operador de máquinas de usinagem com comando numérico, operador de sistema de climatização, operador de supermercado, operador de torno de comando numérico, operador industrial, padeiro, confeiteiro, pedreiro de alvenaria estrutural, pintor de obras, programador web, promotor de vendas, recepcionista, serígrafo, serralheiro de alumínio, soldador no processo mig/mag, torneiro mecânico, vendedor, vitrinista e zelador.


Caso não haja um curso compatível com sua formação na região onde mora. No entanto, caso exista esta compatibilidade e o trabalhador rejeite o curso, perderá o direito ao seguro.


Redação da Sala de Noticias/ com com Agência Brasil

Imagem Ilustrativa