Criar uma Câmara de Autorização de Internação Hospitalar. Este foi um dos principais assuntos discutidos no Fórum da Saúde, que foi realizado ontem à tarde no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ituporanga. O encontro foi promovido pela Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí - mantenedora do Hospital Regional Alto Vale. O evento reuniu prefeitos e secretários de saúde da região.“A criação dessa câmara será muito importante para todo o Alto Vale do Itajaí. Nós centralizaríamos todas as autorizações de internação hospitalar e depois distribuiríamos da melhor forma. Dessa maneira muitos municípios poderiam utilizar a autorização de um jeito adequado e com isso não faltaria para um outro. Acho que conseguimos avançar em outro ponto fundamental para desafogar o atendimento no HRAV”, revelou o presidente da Fusavi, Giovani Nascimento.
O Sistema de Autorização de Internação Hospitalar é a forma pela qual são remunerados os prestadores de serviços de saúde no Brasil. Este sistema consiste em montar uma tabela de pagamentos (em geral organizada por diagnóstico, como os Diagnosis Related Groups - DRG's americanos) que remunera cada um dos componentes que compõe o custo médio da intervenção médica necessária para aquele diagnóstico.
“Discutimos também a instalação da ortopedia e da cardiologia no Hospital Bom Jesus em Ituporanga. A geriatria no hospital de Petrolândia também foi debatida. Agora fica o nosso compromisso de tentar recursos junto aos prefeitos que representam a nossa SDR e tentar a contratação de profissionais e a aquisição de novos equipamentos por parte do governo estadual”, ressaltou a gerente regional de Saúde de Ituporanga, Vanderléia Sebold Fermino.
Em agosto, o Fórum da Saúde será realizado em Rio do Sul. Serão apresentados à sociedade os avanços conquistados depois das discussões realizadas em Taió, Ibirama e Ituporanga.
Até 1983 o Brasil remunerava os prestadores através de um sistema de pagamento por unidade de serviço (fee for service). A mudança desse sistema para o sistema de remuneração por autorização de internação hospitalar (AIH) correspondeu a uma evolução do conceito de controle de custos em saúde no Brasil. A idéia básica seria fazer com que os serviços fossem remunerados segundo seus custos de produção.
Texto e imagem do Site Hospital Regional - http://www.hrav.com.br/