quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fundo de População faz alerta para necessidade do planejamento familiar

Ontem 11 de julho, foi comemorado o Dia Mundial da População. A data foi criada em 1987 para marcar o momento em que a população da Terra atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas.



Atualmente, esse número já ultrapassou os 7,5 bilhões. A expectativa é que até 2050 devemos ser 9 bilhões de pessoas em todo o mundo.


Para o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), um dos grandes desafios dessa população crescente é diminuir a taxa de mortalidade durante o parto e possibilitar aos casais um planejamento familiar.


Diariamente, 800 mulheres morrem devido a complicações da gravidez. O UNFPA acredita que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com o planejamento familiar e assistência médica.


Outra preocupação da Fundo são os adolescentes, já que hoje, as complicações durante a gravidez e o pós-parto são a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos, na maior parte dos países em desenvolvimento. Cerca de 1,8 bilhão de jovens estão entrando em idade reprodutiva sem a devida assistência e sem saber como se proteger.


Fonte:Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)

Imagem Ilustrativa