sexta-feira, 6 de julho de 2012

OAB Vai à Escola leva lições de Direito e cidadania para estudantes

Mais de 20 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio já foram beneficiados com o projeto OAB Vai à Escola, colocado em prática pela OAB de Blumenau e Pomerode desde 2001. Só neste ano de 2012 a comissão responsável pelo programa, coordenada pelos advogados Eduardo Schernikau Creuz e Tatiana Myrna Baumgarten, já visitou dez escolas e outras oito ainda serão visitadas no segundo semestre.



O programa contempla a entrega de cartilhas e palestras de Direito Civil, Constitucional, Penal e Trabalhista, apresentadas por advogados voluntários. “Nossa intenção é contribuir com o aprimoramento da cultura e incentivar o jovem a se manter informado sobre seus direitos e obrigações como cidadão”, afirma a advogada Tatiana Baumgarten.


A partir do trabalho realizado em Blumenau e Pomerode (municípios abrangidos pela Subseção de Blumenau) pelo menos mais dez Subseções passaram a trabalhar na instalação da Comissão OAB Vai à Escola, como Gaspar, Indaial, Timbó, Itajaí, Joinville, Tijucas, Lages, Imbituba, Sombrio e Mafra.


Além disso, a OAB de Blumenau já foi procurada por outros Estados para trocar informações acerca da experiência. “Levamos aos jovens assuntos polêmicos, relacionados ao cotidiano, que muitas vezes têm noções equivocadas daquelas situações ou nem sabem que podem ter acesso a um advogado”, aponta Eduardo Creuz. Em 2003, a Unesco premiou a Comissão OAB Vai à Escola pelas atividades em prol da educação.


Escolas interessadas em receber o programa podem entrar em contato com a OAB pelo telefone (47) 3323-3310. É necessário que a escola tenha turmas de Ensino Médio, preferencialmente noturnas. O projeto é focado nesta faixa etária de alunos, que já reconhece situações similares àquelas apresentadas em sala de aula. Todos os anos, cerca de 20 instituições de ensino participam. Em cada instituição, são realizados dois encontros em dias diferentes, com duas matérias cada – 45 minutos de duração em cada tema.


Texto enviado à SN por Cristiane Soethe Zimmermann

logo Ilustrativo
Presse Comunicação Empresarial