sábado, 7 de julho de 2012

Oficina cultural destaca o frevo e o maracatu

Colonizado por alemães e italianos, o Vale do Itajaí terá a oportunidade de vivenciar uma oficina cultural diferenciada que ressalta as características do frevo e do maracatu. A iniciativa está prevista para este domingo, dia 8 de julho, das 10 às 12h, na sala de dança da Pró-Família. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas na secretaria do evento (Rua Itapiranga, 368, Bairro Velha, fone 3326-6972).



A oficina será conduzida pelo arte-educador e coreógrafo Carlos Marques, coordenador-geral do Papanguarte – balé popular de Bezerros (PE), um dos participantes do 13º Festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk), que ocorre de 6 a 8 de julho, no Setor 1 do Parque Vila Germânica.


O Papanguarte foi fundado em janeiro de 1997 por Carlos Marques com o propósito de estudar, resgatar e valorizar as danças e folguedos populares da terra do Papangu, bem como de Pernambuco. O grupo é formado por estudantes e professores da rede municipal, estadual e particular do município de Bezerros e já participou de vários festivais de dança pelo país e, neste ano, por intermédio do fundador e coreógrafo vem colaborar e enriquecer Festfolk com a promoção de uma oficina de frevo e maracatu para os participantes do festival, alunos da rede pública e estudiosos de dança popular.


Objetivos da oficina- Transmitir informações sobre frevo e maracatu, através de uma minioficina sobre a história e a diversidade do pé-de-dança de cada folguedo.- Viabilizar aulas de frevo e maracatu para todos os interessados- Incentivar os participantes a conhecer e descobrir sobre a história do frevo e do maracatu- Repassar alguns pés-de-dança e passos desses dois folguedos


Fonte: Rolf Geske, gerente de Promoções e Eventos da Fundação Cultural de Blumenau

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Foto Rogério Pires