terça-feira, 3 de julho de 2012

Proposta pode acabar com aposentadoria por tempo de serviço

Brasil - A aposentadoria do trabalhador que ingressa no mercado formal pode ser adiada com os projetos sobre a Previdência Social em Brasília. Uma proposta sobre o fim do fator previdenciário deve ser votada em dois meses.

“As pessoas estavam se aposentando muito cedo e usufruindo por muito tempo da aposentadoria, por isso ele foi criado”, explica o procurador federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Igor Fonseca Rodrigues.

Conforme ele, quanto mais cedo o contribuinte se aposenta, menos ele ganha mensalmente. A contrapartida disso seria o término da aposentadoria por tempo de serviço, podendo o contribuinte apenas se aposentar por idade (65 homens e 60 mulheres).

Isso aumentaria a média de idade que o trabalhador deixa o mercado formal, que é de 48 anos as mulheres e 53 anos os homens.

Rodrigues lembra que para encaminhar a aposentadoria, não é preciso de advogado. “Através do telefone gratuito 135, o servidor informa quais são papéis e providências a tomar”, comenta. Então é agendada a consulta, o que também pode ser feito pela Internet.
Noticia Nacional