A partir de uma visão particular, a diretora Kátia Klock realizou o documentário A Costura do Tempo (40min), que revisita a história da indústria têxtil e da moda no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Produção da Contraponto, o média-metragem será lançado terça-feira, dia 21 de agosto, às 19h, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Logo após a exibição haverá um bate-papo com a diretora do documentário e profissionais de faculdades e empresas que participam do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC).
A sessão é gratuita e aberta ao público (presença deve ser confirmada até sexta, dia 17, através do email museu@hering.com.br ou do telefone 47-3321-3340).
Natural de Brusque (SC), a diretora tem na mãe Marli Klock, costureira desde os 14 anos e formada com mais de 60 em Design de Moda pela Unifebe, a inspiração para contar essa história que traz à tona o comportamento de uma sociedade. Através de imagens antigas de diferentes acervos e depoimentos de profissionais do setor, o documentário apresenta referências dessa indústria no Estado. Ao mesmo tempo, faz um recorte sobre o movimento atual da cultura da moda e do pensar a roupa como um artigo que está além da pele, da costura e do tempo. Historiadores, empresários, estilistas, costureiras, professores de moda e estudantes analisam as mudanças nos hábitos de costumes, refletem sobre o conhecimento, os valores, a importância das marcas, de se pensar em sustentabilidade, aproveitamento e mercado.
A Costura do Tempo foi realizado com os incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Cia. Hering, Celesc e Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com legendas em inglês, a obra será distribuída gratuitamente em DVD durante o evento e posteriormente para pesquisadores, estilistas, empresários, professores, faculdades de moda, instituições culturais e interessados no assunto. O DVD traz nos extras mais dois documentários curtos: O Fio da História, Entre Agulhas e Linhas (15min) e O Fio da História, na Ciranda da Moda (15min), também produzidos pela Contraponto, em 2010, para a RBS TV SC.
Serviço
A Costura do TempoData: 21 de agosto, às 19hLocal: Teatro Carlos Gomes - Auditório Willy SievertEntrada gratuita (presença deve ser confirmada até sexta, dia 17, através do email museu@hering.com.br ou do telefone 47-3321-3340).
A Costura do TempoData: 21 de agosto, às 19hLocal: Teatro Carlos Gomes - Auditório Willy SievertEntrada gratuita (presença deve ser confirmada até sexta, dia 17, através do email museu@hering.com.br ou do telefone 47-3321-3340).
Texto enviado à SN por Cristiano Santos Jornalista
Crédito: Contraponto/Divulgação