quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Costura do Tempo reflete sobre a cultura da moda no Vale do Itajaí

“Crescer dentro de um quarto de costura deixou um cheiro de algodão na minha memória. Nesse cantinho da casa, minha mãe analisa corpos milimetricamente. Ela molda, talha, costura, cria. É uma das poucas que mantém o trabalho solitário de costureira, profissão cada vez mais rara, mesmo nessas terras de tradição têxtil”.
A partir de uma visão particular, a diretora Kátia Klock realizou o documentário A Costura do Tempo (40min), que revisita a história da indústria têxtil e da moda no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Produção da Contraponto, o média-metragem será lançado terça-feira, dia 21 de agosto, às 19h, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Logo após a exibição haverá um bate-papo com a diretora do documentário e profissionais de faculdades e empresas que participam do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC).


A sessão é gratuita e aberta ao público (presença deve ser confirmada até sexta, dia 17, através do email museu@hering.com.br ou do telefone 47-3321-3340).


Natural de Brusque (SC), a diretora tem na mãe Marli Klock, costureira desde os 14 anos e formada com mais de 60 em Design de Moda pela Unifebe, a inspiração para contar essa história que traz à tona o comportamento de uma sociedade. Através de imagens antigas de diferentes acervos e depoimentos de profissionais do setor, o documentário apresenta referências dessa indústria no Estado. Ao mesmo tempo, faz um recorte sobre o movimento atual da cultura da moda e do pensar a roupa como um artigo que está além da pele, da costura e do tempo. Historiadores, empresários, estilistas, costureiras, professores de moda e estudantes analisam as mudanças nos hábitos de costumes, refletem sobre o conhecimento, os valores, a importância das marcas, de se pensar em sustentabilidade, aproveitamento e mercado.


A Costura do Tempo foi realizado com os incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Cia. Hering, Celesc e Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com legendas em inglês, a obra será distribuída gratuitamente em DVD durante o evento e posteriormente para pesquisadores, estilistas, empresários, professores, faculdades de moda, instituições culturais e interessados no assunto. O DVD traz nos extras mais dois documentários curtos: O Fio da História, Entre Agulhas e Linhas (15min) e O Fio da História, na Ciranda da Moda (15min), também produzidos pela Contraponto, em 2010, para a RBS TV SC.


Serviço
A Costura do TempoData: 21 de agosto, às 19hLocal: Teatro Carlos Gomes - Auditório Willy SievertEntrada gratuita (presença deve ser confirmada até sexta, dia 17, através do email museu@hering.com.br ou do telefone 47-3321-3340).


Texto enviado à SN por Cristiano Santos Jornalista

Crédito: Contraponto/Divulgação