segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Biblioteca Ambulante percorre os bairros

A Biblioteca Ambulante da Fundação Cultural de Blumenau/Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller dá continuidade às atividades nesta segunda (6) terça (7) e quarta-feira (8) levando literatura e incentivando a leitura nas escolas multisseriadas do município e também ao Ancionato Elsbeth Koehler.

A preocupação com o acesso à leitura deu origem, em 1977, ao Programa de Extensão Biblioteca Ambulante. Em seus 35 anos de existência proporcionou o acesso à leitura para mais de 35 mil crianças. Em 2001 recebeu Menção Honrosa da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura). Hoje, leva literatura e patrimônio histórico para 10 escolas multisseriadas e ao Ancionato Elsbeth Koehler.

Uma das atividades é a leitura de histórias infantis, além de literatura para empréstimo, que vem sendo desenvolvida desde 1977. O empréstimo das obras infantis é fundamental, tendo em vista que a maioria das escolas multisseriadas não possui bibliotecas escolares e, dessa forma, a Biblioteca Ambulante contribui oferecendo o acesso ao livro e à biblioteca aos locais mais distantes da cidade. A leitura de histórias estimula ainda mais o gosto pela leitura e contribui na formação de cidadãos leitores (leitores de livros, de obras históricas, leitores do mundo).

A iniciativa tem entre seus objetivos propiciar o acesso ao mundo do conhecimento e da informação. Possibilita a leitura nos espaços mais distantes de Blumenau e estimula o gosto pelos livros. Também valoriza o patrimônio histórico do município, levando o Museu da Família Colonial até a comunidade.Desde 2007, o museu desenvolve atividades de educação patrimonial (exposições, palestras, peças históricas) contribuindo com a divulgação do acervo, bem como com o desenvolvimento da consciência de valorização da história local.

Unidades atendidas:
E.I.M. Alves Ramos - Itoupava Central
E.I.M. Alvino Dorow - Fortaleza
E.M. Erich Klabunde - Vila Itoupava
E.I.M. Margarida Freygang - Progresso
E.I.M. Orestes Guimarães - Velha Grande
E.I.M. Professora Ella Schwanke Eichstaedt - Itoupava Central
E.M. Carlos Manske - Vila Itoupava
E.I.M. Willy Müller - Vila Itoupava
E.M. Frederico Sievert - Vila Itoupava
E.M. Dr. Blumenau - Itoupava Central
Lar Elsbeth Koehler
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello