domingo, 19 de agosto de 2012

Equador aceita pedido de asilo diplomático de fundador do WikiLeaks

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, anunciou que o governo do Equador concedeu asilo diplomático ao fundador do site WikiLeaks, julian Assange. A declaração dada na embaixada do país em Londres, diz que Assange corre riscos de vida e, se fosse extraditado para os Estados Unidos, ele poderia não receber um tratamento justo e ser julgado por um tribunal de exceção e condenado à morte.


O chanceler afirmou que o Equador manteve diálogos diplomáticos de alto nível com os outros três países envolvidos no caso e tentou de todas as formas fazer o que era melhor para ambas as partes. As autoridades equatorianas pediram garantias políticas de que o governo britânico não extraditaria Assange a um terceiro país, mas elas não foram dadas.


Ele disse que o país ofereceu toda estrutura possível para que as autoridades suecas pudessem colher o depoimento do fundador na própria embaixada, mas isso também foi negado. Por fim, concluiu que o governo americano não quis passar informações sobre o caso. O governo britânico também informou que qualquer pedido de salvo-conduto para Assange seria negado.


Quinta-feira 16, manifestantes pró-Assenge entraram em confronto com policiais britânicos após saber que o governo pretendia invadir a embaixada e prendê-lo. No dia 19 de junho, o fundador do WikiLeaks se refugiou no local, para não ser extraditado à Suécia, onde é acusado de supostos crimes sexuais.

Noticias -Mundo

Imagem Ilustrativa