E para dar sequência nas negociações, o presidente da Fusavi, Giovani Nascimento e o gerente-geral do HRAV, Sigfried Hildebrand estarão na próxima segunda-feira em Florianópolis para apresentar algumas idéias ao Secretário de Saúde do Estado, Dalmo Claro de Oliveira. A reunião tem início marcado para às 14h.
“Sabemos das dificuldades encontradas em Ibirama para inaugurar sozinho uma UTI. Esta unidade poderia servir como leitos de retaguarda. Acho que a região ganharia muito com esse acordo. As unidades poderiam trabalhar juntas”, revelou o presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí - mantenedora do HRAV.
Nesta semana, a medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) determinou que o Estado tem no prazo máximo de 60 dias, dar condições de funcionamento à UTI do Hospital Estadual Waldomiro Colautti, em Ibirama. Inaugurada em dezembro de 2011, a UTI até hoje não é utilizada por falta de médicos e equipamentos.
“Queremos ajudar. E o Hospital Regional pode ser um grande parceiro do Estado. Essa idéia da parceria começou a surgir no Fórum da Saúde realizado em junho no município de Ibirama. Agora, com a necessidade da inauguração nós estamos nos colocando à disposição para avançar nessa discussão”, acrescentou.
Nesta terça, o assunto também foi discutido no Fórum da Saúde, realizado no auditório do HRAV. Além dele, a situação dos hospitais que integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul também mereceu uma atenção especial.
“Ficou acertado esta reunião que os hospitais teriam a partir de agora reuniões mensais para definir detalhes em conjunto com os secretários de Saúde. Desta forma, a SDR ficaria melhor informada das ações e poderia começar a discutir a formação de uma Região da Saúde”, definiu Giovani.
Em setembro, o Fórum da Saúde vai reunir gerentes, secretários e hospitais das quatro SDR (Rio do Sul, Taió, Ibirama e Ituporanga). Serão apesentados à sociedade o avanço registrado com as últimas reuniões realizadas.
Texto e imagem do Site HRAV