sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Novas cotas de enchente no site da Prefeitura

A relação atualizada das cotas de enchente do município já está disponível no portal da Prefeitura www.blumenau.sc.gov.br a partir desta quinta-feira, dia 2. A informação pode ser acessada no banner “Previsão do Tempo” – “Cotas de Enchente das Ruas” ou diretamente no link http://www.blumenau.sc.gov.br/previsao/wpcotas.aspx.


A revisão foi executada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e entregue, no final de julho, à Defesa Civil do município. A atualização foi necessária já que o último levantamento das cotas ocorreu na década de 1980. Desde então, novas ruas e construções surgiram e a calha do rio Itajaí-Açu passou por modificações.


Com a atualização, todas as cotas tiveram mudança, uma vez que foi necessário ajustar em 40 centímetros a régua posicionada na cabeceira da Ponte Adolfo Konder – ponto de partida para a medição das cotas. A correção foi feita após uma medição mais apurada do leito do rio com o aparelho de GPS. Assim, se uma rua era atingida por enchente com 10,60 metros, segundo a cota antiga, na realidade, a via já estava alagada com 11 metros de água.


Agora a primeira via a ser alagada passou a ser a rua São Rafael, na Itoupava Norte, com 7,35 metros. Outra novidade é o nível de detalhamento das informações do novo sistema. A consulta das novas cotas trará diferentes pontos de enchente em uma mesma rua. Anteriormente só era possível consultar uma única cota para toda a via, baseado no ponto mais baixo. Ao verificar a rua São Paulo, por exemplo, o munícipe poderá obter as cotas de enchente da rua nas esquinas, no entroncamento com a ponte sobre o ribeirão Velha e no final da via. O mesmo ocorre com a rua Dr. Pedro Zimmermann, que agora apresenta 20 cotas. No total, o novo relatório traz 619 ruas atualizadas e 1961 cotas.


Para produzir o novo sistema, alunos do curso de Engenharia Civil da Furb fizeram um levantamento de campo de todas as ruas da cidade. O trabalho consistiu em apurar a cota-enchente não só nos pontos mais baixos, mas de cada esquina e ao longo das quadras, baseado nas marcas da última inundação ocorrida em setembro de 2011. O sistema agora será complementado pela Defesa Civil com dados dos abrigos mais próximos de cada rua atingida por enchente


A próxima etapa, que deve ser concluída em setembro, será a entrega da rota de fuga e da carta-enchente. Trabalho iniciado em dezembro do ano passado, a carta consiste na transposição dos dados de enchente para um mapa por meio do qual será possível visualizar manchas de inundação. Para isso, foram selecionados 160 pontos ou marcos para estudo no município e, partir daí, estabelecidas as lâminas d’água na cidade, levando-se em conta a topografia de cada região.


Agora em fase de detalhamento das ruas e dos imóveis atingidos abaixo de 7 metros e acima de 15 metros, o sistema permitirá a criação de uma página na internet por meio da qual qualquer munícipe poderá dizer onde está e para onde quer se deslocar em época de enchente e assim obter uma rota de fuga segura e livre da água.


Assessora de Comunicação: Natacha Amaral