domingo, 5 de agosto de 2012

Reunião da Câmara de Vereadores Mirins de Blumenau

Vereadores mirins lançam campanha de doação de brinquedos
A Câmara de Vereadores Mirins lançou, durante a sessão ordinária desta sexta-feira (03), a campanha “Doe um Brinquedo e Receba um Sorriso”. As doações podem ser realizadas nas escolas onde estudam os vereadores mirins e na Câmara Municipal, até o dia 28 de setembro.



As entidades que receberão os brinquedos serão indicadas pelos jovens parlamentares.


Duas ex-vereadoras mirins utilizaram a tribuna para falar sobre a importância do projeto. Nikole Eduarda Wanka relatou a história e o desenvolvimento dele nas unidades escolares. “Muito trabalho vocês terão pela frente, mas no final ganharão um grande prêmio, a felicidade”, apontou. A ex-vereadora mirim, Luiza Mahara Werner afirmou que esta campanha iniciou em 2009 e a cada ano aumentam as arrecadações. “Não tem nada igual a ver um sorriso no rosto de uma criança que ganha um brinquedo”, citou. Ela ainda fez uma apresentação de viola clássica, tocou a música “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana.

Jovens vereadores de São Bento do Sul Câmara Mirim de Blumenau

Anualmente a Câmara Mirim de São Bento do Sul visita outro município que também possua o projeto com objetivo de trocar experiências. A coordenadora do programa em São Bento do Sul, Cristiane Machado, utilizou a tribuna para explicar porque este ano Blumenau foi escolhida. “A desenvoltura da Câmara de Blumenau na Alesc, em Florianópolis, aguçou nossa curiosidade e nos programamos para conhecer o legislativo de Blumenau para ver como funciona a Câmara de vocês”, contou. Ela agradeceu a hospitalidade e cumprimentou o trabalho realizado pelos vereadores mirins do município. “Vocês tem um bom desempenho e se expressam muito bem. Parabéns”, disse.
Em seguida, a presidente da Câmara Mirim de São Bento do Sul, Carla Staroski, contou a trajetória para conquistar o mandato e falou a respeito de propostas de sua autoria. “Meu trabalho se baseia na responsabilidade, competência e companheirismo”, declarou.

Diretor legislativo fala sobre a importância do voto

No dia 07 de outubro deste ano, os blumenauenses irão às urnas eleger prefeito e vereadores. De acordo com o diretor legislativo da Câmara de Vereadores de Blumenau, Éder Antônio Boron, este é um direito de sufrágio universal. “Ou seja, não é só o direito de voto, mas o direito de ser votado também. O voto é a maior demonstração de cidadania. Só exercermos nosso direito de cidadão completamente quando vamos às urnas. Se não exercermos, sofremos conseqüências, inclusive, na vida pessoal. Estamos em um estado democrático de direito, dando poder político ao povo”.


Segundo Éder, algumas leis têm ajudado muito no processo eleitoral. “A Lei do Nepotismo, por exemplo, proíbe que pessoas em cargos eletivos possam nomear parentes para cargos em comissão. Já a Lei da Ficha Limpa, extremamente importante para a democracia, nasceu do povo. Durante um ano foram coletadas mais de um milhão de assinaturas. Redigiram um projeto de lei e enviaram ao Congresso. Foi aprovado”.


Por fim, o diretor lembrou que a Câmara Mirim em Blumenau teve início em 1999, quando o vereador Deusdith de Souza (PP) propôs o programa. A ideia inicial era da Câmara de Vereadores de Salvador, na Bahia. “Hoje sinto muito orgulho de ter participado desta iniciativa”, diz.

Diretora da Escola Cristoph Augestein apresenta educandário
A diretora da Escola Cristoph Augestein, Clarice Boing, utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer uma apresentação do que é feito no educandário. A escola fica no Salto Weissbach, numa transversal da rua Bahia. “Temos como objetivo oferecer aos alunos oportunidades que transformem o aluno em cidadão pensante, capaz de modificar o meio onde vive”, ressalta.
Para 2012, a direção quer oportunizar atividades que estimulem a presença dos alunos no educandário, promover atividades para integrar pais, alunos e professores e oferecer atividades de recuperação para alunos de baixo rendimento escolar. Atualmente a escola tem 230 alunos.

Aldair critica “alunos vândalos” na Escola Adolpho Konder

No começo deste ano, a Escola Adolpho Konder foi reformada, os banheiros e as salas de aula foram revitalizados. O vereador mirim Aldair Remoaldo, aluno da escola comentou o fato. “Os banheiros já estão sem portas, entupidos e com espelhos quebrados. As salas de aula sem fechadura e as paredes riscadas”, contou.


O estudante criticou a atitude dos alunos que causaram o problema. “O governo faz a sua parte, reforma a escola, aí vem alunos vândalos e destroem tudo e novamente ficamos do jeito que estávamos antes”, desferiu. Aldair ponderou que vândalos não existem apenas nas escolas, mas em toda a sociedade.

Ana Júlia destaca a importância da consciência no trânsito

Dia 25 de julho foi o Dia do Motorista, a data foi destacada pela vereadora mirim Ana Júlia Volpi, da Escola Professora Áurea Perpétua Gomes. “Muita gente dirige sem prestar atenção no trânsito, e ainda fala: uma latinha só não vai fazer mal, e acaba se deixando levar pela bebida, consome mais uma, mais uma e mais uma, até ficar completamente bêbado”, argumentou. A estudante afirmou que a falta de educação de motoristas e pedestres contribui para conflitos no trânsito. “O pedestre também faz parte, cabe ao motorista respeitá-lo, mas cabe também ao pedestre colaborar atravessando na faixa e respeitando as leis de trânsito”, disse.

Daniel reflete sobre sistema carcerário brasileiro

A precária situação do sistema carcerário do país foi o tema do discurso do vereador mirim Daniel Peters Amaral. O estudante do Colégio Castelo afirmou que o sistema não é efetivo nem em Blumenau, nem no resto do país. “Não adianta botar a culpa na falta de dinheiro, porque o Brasil é rico. A culpa também não é da falta de policiais, pois se houvesse o investimento certo e eles fossem bem preparados, garanto que não precisaríamos de mais guardas”, argumentou. O mirim elencou alguns problemas nas penitenciárias brasileiras. “A superpopulação, insalubridade das celas, alimentação de má qualidade e em pouca quantidade, assistência médica precária e extrema violência entre os presidiários”, apontou.

Eduarda Prawucki ressalta o valor da amizade

A vereadora mirim Eduarda Prawucki iniciou seu discurso contando como estava feliz por voltar a uma sessão da Câmara Mirim. A aluna da Escola Pedro Feddersen usou o fato como gancho para destacar o Dia do Amigo, 20 de julho. “É uma data proposta para celebrar a amizade. Um amigo está com você nas horas boas e ruins”, disse. Eduarda afirmou que um amigo respeita e é leal ao outro. “Amizade pra mim é estar sempre ao lado, em todos os momentos, é mais que ter um irmão. Pois com um amigo, compartilhamos coisas que não temos o hábito de falar para nossos irmãos“, comentou.

Eduarda Simão fala sobre empreendedores individuais

“O empreendedor individual é um antigo trabalhador anônimo, pois é um projeto no qual a ideia é fazer com que pessoas que trabalham como costureiras, pedreiras e outros, possam registrar uma empresa própria”, explicou a vereadora mirim Eduarda Vinter Simão, da Escola Hermann Hamann. A estudante afirmou que formalizando a empresa, o empreendedor consegue várias vantagens. “Por exemplo: direitos trabalhistas, não precisar de contador mensal, impostos fixos e INSS diferenciado”, disse. A mirim contou que por experiência familiar pode dizer que ser micro empreendedor uma ótima opção, pois os custos são menores e é mais prático.

Kirstin participa de encontro de escoteiros

De 14 a 21 de julho, Kirstin Elise Richter Vieira participou do V Jamboree Nacional Escoteiro, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a mirim, o encontro reuniu cinco mil escoteiros de todo o país e até alguns visitantes de fora. “Pude ver nossa diversidade cultural na noite das cidades, em que as tropas se reuniam e serviam a todos que quisessem, comidas típicas de suas regiões”, explica. Se questionada sobre o que leva uma pessoa a ficar num acampamento, ela responderá: “amor. Amor por um movimento, amor pela natureza, amor por um ideal, amor por amigos. Talvez algo muito maior, que não seja possível explicar em palavras”.

Jordhan faz análise de perigos das rodovias

O desrespeito dos motoristas na BR 470 foi relatado pelo vereador mirim Jordhan Bordignon, da EEB João Widemann. Ao viajar com a família pela rodovia ele percebeu ultrapassagens perigosas, retorno de pista pelo acostamento e ultrapassagens em curvas. “Na BR 470 já chega a 1.301 o número de acidentes”, declarou ao contar ter perdido um membro da família em um acidente no local. O estudante contou ter passado também pela BR 101 durante a viagem e assinalou que, mesmo sendo duplicada, várias imprudências são cometidas.

Letícia se manifesta contra o vandalismo

Revoltada com o crescente vandalismo que ocorre nas praças e parques do município a aluna da Escola Lauro Muller, Letícia Caroline dos Santos, esclareceu que vandalismo é “todo ato de estragar o patrimônio alheio”. Letícia observou que as praças, áreas de lazer destinadas às famílias e crianças, ficam abandonadas por sofrerem com os estragos. “Além do poder público fazer sua parte, nós, cidadãos, temos que fazer a nossa. Temos que estar conscientes de que estragando algo os únicos prejudicados somos nós, que usufruímos”, disse.

Luiz ressalta Jogos da Primavera

A realização do 39º Jogos da Primavera em Blumenau mereceu destaque do vereador mirim Luiz Carlos Melchioretto, da Escola Fernando Ostermann. “São competições esportivas envolvendo escolas das três redes de ensino da cidade. Há grande incentivo em todos os colégios para prática de esportes competitivos, além das aulas de educação física”, ressaltou. O estudante apontou que a competição também serve para realizar novas amizades e se divertir. “Para os jovens é fundamental o município proporcionar esta competição, pois dá oportunidade de revelar novos talentos do esporte. E se o jovem está envolvido com esporte com certeza não está envolvido com drogas”, observou.

Marina valoriza Blumenau

Ao visitar o Rio de Janeiro nas férias, a representante da Escola Zulma Souza da Silva, Marina Briese Gonçalves, valorizou ainda mais Blumenau. “O Rio de Janeiro com certeza tem áreas maravilhosas, porém, possui pichações, sujeira e favelas”, disse. Marina observou que apesar de Blumenau também ter problemas é um município bonito e bom para se viver. Ela alertou ainda para o crescimento da cidade e salientou ser preciso os jovens estar preparados e avaliou que estar atento a política é uma forma de zelar por Blumenau.

Mateus Matiusch destaca importância da persistência

Segundo o estudante da Escola Tiradentes, Mateus Matiusch Prestes, “Persistência é um atributo fundamental para se alcançar um objetivo”. Ele incentivou os colegas a promover ações necessárias para alcançar os objetivos, entre elas reformulá-los para que seja possível a conquista. “O maior objetivo da vida não é conquistar o que se deseja, mas correr atrás das convicções e propósitos na vida”, avaliou. Mateus revelou que um de seus propósitos é tornar-se médico ou engenheiro e disse que dará seu melhor para conseguir.

Matheus Prestes reflete sobre a adolescência

Para o mirim Mateus Matiusch Prestes, da Escola Tiradentes, a adolescência é uma fase conturbada. “Na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas a dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual envolve namoro e tabus”. Segundo ele, muitas alterações são percebidas na fisiologia. “Esta fase pode acarretar, em algumas situações, certos problemas. Um deles é a gravidez, podendo causar sérias conseqüências para todos os familiares, principalmente aos adolescentes envolvidos”, finaliza.

Morgana incentiva doação de sangue

Diariamente acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão de sangue. No entanto, os bancos que guardam este precioso líquido nunca estão abastecidos o suficiente. Por este motivo, em seu discurso, a mirim Morgana Hornburg incentivou a doação de sangue. “É um ato simples, tranqüilo e seguro. Não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada um doasse duas vezes por ano, os hemocentros teriam sangue para atender toda a população. Uma única doação pode salvar várias vidas”, exclamou.

Rebeca fala sobre sua experiência como primeira secretária

Pela primeira vez desde que foi eleita vereadora mirim, Rebeca Isolani Theis pode assistir a sessão com calma. Segundo ela, como primeira secretária, sempre tinha que estar preocupada com a parte burocrática. Conforme a estudante, esta foi uma grande experiência. “Proporcionou a mim um grande aprendizado e responsabilidade por ter que chegar sempre no horário certo para que lesse e treinasse os requerimentos e o meu discurso. Me proporcionou ainda uma experiência que se não fosse aqui dentro, acredito que nunca fosse ter lá fora”, destacou.

Yuri: ciclo faixa não é solução

Conforme Yuri Sporrer Mannes, a ciclo faixa ou as calçadas compartilhadas não são a solução para o trânsito de bicicletas de Blumenau. “Elas simplesmente estão ali de bonito. Nenhum pedestre respeita. O pior é que elas geralmente estão instaladas nas calçadas, que muitas vezes são irregulares, dificultando a vida do ciclista”, considerou. Segundo o estudante, a proposta mais sensata e eficiente é ligar as ciclovias já existentes e trocar as ciclo faixa por ciclovias de verdade.

Requerimentos

Vereador Mirim Jordhan Bordignon
Nº 81/2012: solicitando à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos uma operação de troca de tubulação na rua Nossa Senhora de Fátima, na Itoupava Norte.

Vereadora Mirim Ana Júlia Volpi
Nº 82/2012: requerendo à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos o aumento da segurança da quadra de futsal da praça dos Músicos Alfredo Hering, no entroncamento das ruas Bahia, Santa Catarina e São Paulo, na Itoupava Seca.

Nº 83/2012: pedindo à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a reforma e ampliação dos banheiros do Ramiro Ruedger, na Velha.

Vereadora Mirim Eduarda Vinter Simão
Nº 84/2012: requisitando ao SAMAE estudos sobre o cronograma de coleta de lixo reciclável na rua Julio Michel e em suas transversais, nos bairros Fortaleza e Nova Esperança.

Vereador Mirim Aldair Remoaldo
Nº 85/2012: pedindo à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a limpeza do córrego da rua Irmã Aluysianis, próximo ao Clube de Caça e Tiro Concórdia, na Velha.

Nº 86/2012: solicitando à Secretaria Municipal de Fiscalização e Defesa Civil a notificação dos proprietários dos imóveis das ruas Londrina, Jorge Lacerda, João Pessoa, dos Caçadores e Irmã Aluysianis, na Velha, para adequação de suas calçadas.

Vereadora Mirim Marina Briese Gonçalves
Nº 87/2012: requerendo à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a reforma da estrutura do campinho de futebol localizado na rua José Seibt, na Velha.

Nº 88/2012: requisitando à Secretaria Municipal de Obras uma ''operação tapa buracos'' na rua José Reuter, na Velha.

Matéria enviada á Sala de Noticias pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores


Foto:Juan Carmona