segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Seis bandas animam último Circo Acústico do ano

A banda Palhas no Coqueiro
O último Circo Acústico do ano está programado para sábado, dia 18 de agosto, das 9h às 14h, na Praça Dr. Blumenau. Em caso de chuva, as apresentações serão transferidas para a Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). A banda blumenauense Pré-Histórica abre o espetáculo, às 9h30min, seguida pela M.A.Y. (10h15min), D-Mit (11h), RockWoz (11h45min), SS74 (12h30min) e Palhas no Coqueiro (13h15min).


A Banda Pré-Histórica foi formada com intenção de ensinar história de uma maneira diferente, pois seus integrantes entendem que na atualidade “é muito difícil ter boas aulas e professores dispostos a criar algo novo”. Por esse motivo, a banda resolveu mudar o som (ela surgiu em 2010 e tocava covers) para um rock educativo/pedagógico, com letras e melodias próprias que ensinam história geral e do Brasil para os alunos dos ensinos fundamental e médio. As letras englobam temas de história, como o iluminismo, revolução industrial, descoberta de novos caminhos marítimos, a igreja e a sociedade feudal. Foram o grupo o professor Christian Machado no vocal e guitarra e os alunos Ricardo Bordgnion (bateria), Gabriel Day (baixo) e Kevin Furtado (guitarra solo). Tocam uma mescla de rock’n roll clássico com blues e heavy metal.


Outra atração é a Banda M.A.Y., formada no início de 2007 em Blumenau pelos irmãos Cleiton e Everton, mais o amigo Peterson. No início de 2008, com o desenvolvimento de um repertório e com a musicalidade aprimorada, o grupo começou a sair do anonimato, passando a apresentar-se em festas e em bares da região. Em novembro de 2010, Rômulo chega para definir a formação atual.


A M.A.Y. caracteriza-se por um repertório variado de pop-rock, apresentando, em sua maioria, músicas covers de bandas clássicas do cenário nacional tais como Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Legião Urbana, Barão Vermelho e Raul Seixas. O grupo também procura mesclar músicas de bandas internacionais como Pink Floyd, Deep Purple, The Calling, Green Day, KISS, The Police, Queen, REM e Creedence Clearwater Revival. Além disso, com a preocupação de manter-se atualizada com as novas tendências, apresenta em seu repertório músicas de bandas de sucesso mais recentes, como Papas da Língua, Jota Quest, Skank e Detonautas. A banda também possui composições próprias, as quais compõem o primeiro CD demo gravado no término de 2008.Por ter integrantes bastante dinâmicos, a M.A.Y. costuma se apresentar em eventos com diferentes características - baladas, formaturas, casamentos, festas particulares, assim como bares e restaurantes apenas com voz e violão.


A RockWoz é uma banda de hard rock e metal que surgiu em 2010 com o guitarrista Jean Wozniak, que já fez workshops com Andreas Kisser (Sepultura), Edu Ardanuy (Dr. Sin), Melo Junior e Sidney Carvalho. O projeto inicial era formar uma banda de rock instrumental para tocar músicas próprias e covers de Joe Satriani e Steve Vai. Contudo Jean Wozniak convidou o vocalista Kevin Leyser para fazer parte da banda e desde então passaram a tocar não somente instrumentais, mas também músicas cantadas, próprias e covers de bandas como Stryper, Petra e Guardian. A banda gravou o primeiro CD em 2011 – foi o álbum intitulado “How Long”, com quatro músicas instrumentais e quatro cantadas em inglês e português. O grupo tem influência de bandas como Stryper, Petra, Chickenfoot e Guardian. Toca músicas próprias e covers, instrumentais e cantadas em inglês, espanhol e português.Atualmente a banda é formada por Jean Wozniak (guitarra-solo), Toninho (guitarra base), Gabriel Wozniak “Banner” (Bateria), Dudu Gelschleiter (teclados), Melk (baixo), Kevin Leyser (vocal). As músicas e as letras da Banda RockWoz têm em sua essência a mensagem central de Jesus Cristo, o amor de Deus que pode transformar o mundo.


Outra atração do último Circo Acústico do ano é Palhas do Coqueiro. Fundada em 2002 na cidade de Lages, tem influências de Raimundos, Nirvana, Rage Against, Charlie Brow Jr., Pearl Jam, Guns N’Roses, Metallica, Sepultura, Dead Fish, Titãs entre outras. O grupo lançou em 2008 o primeiro EP “Seguir em frente”, contendo seis músicas de autoria própria. Nesta mescla de vertentes musicais, o trabalho inicial traz canções bem distintas que vão do rock, punk, grunge ao harcore.


Em sua trajetória, a banda já tocou em festivais e festas nacionais como a Mostra Sesc de Música, Festa Nacional do Pinhão, Festa Nacional da Maçã, Coletânea de Bandas-Blumenau, Grito Rock América Latina Blumenau, Festival Unoesc de Músicas Próprias e Orquídea Rock Festival. Com as músicas No Degrau e Vai, fez parte das coletâneas Rock e Chave do Som de São Paulo, com participações de grupos de todo Brasil.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello