segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Atenção clinicas de estética que estejam usando câmara de bronzeamento, a Vigilância está de olho.


Da redação da SN Imagem Ilustrativa

Primeiro me baseio em informações que recebi da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau sobre o assunto, depois ouvi entrevista do diretor da Vigilância Sanitária Dr. Marcelo Schaeffer, onde fala das clinicas de estética de Blumenau que insistem em vender ou usar as câmaras de bronzeamento artificial

Diz parte do texto que recebemos da Secretaria de Comunicação e confirmado pelo Dr. Marcelo em entrevista a uma emissora de rádio da cidade a (NR AM) que captamos.

A medida faz parte da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desde o ano passado determinou a proibição das câmaras para fins estéticos. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, os estabelecimentos poderão ser interditados caso for constatado o uso destes aparelhos para fins de bronzeamento.

Em Blumenau, 35 câmaras de bronzeamento foram lacradas no ano passado pela Vigilância Sanitária. Este ano, no bairro da Velha, uma clínica de estética foi interdita pelo uso indevido do aparelho.

De acordo com Schaefer, a Anvisa somente libera o uso da câmara para fins terapêuticos. “É definitivamente proibido o bronzeamento através destas câmaras, porque o risco de câncer é muito alto”.
“Por isso, além de interditar o estabelecimento, vamos denunciar também à promotoria pública”, explica. A Vigilância Sanitária pede à população que ajude na fiscalização, denunciando através do número 156 da Ouvidoria da Prefeitura.