Blumenau será a única das cinco sedes do 20º Campeonato Mundial de Handebol Feminino programado para o período de 2 a 18 de dezembro, que vai contar com arena climatizada para o torneio. O palco dos jogos será no Parque Vila Germânica, que passará por uma vistoria, neste sábado, dia 26, por representantes da Federação Internacional de Handebol. O balanço das vistorias nas sedes ocorre, segunda-feira, dia 28, durante um Workshop em Florianópolis.
Em Blumenau, a equipe de técnicos será recepcionada pelo Prefeito João Paulo Kleinübing e pelo Presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), Sérgio Galdino. Leon Kalin, presidente da Comissão de Organização de Competições da Federação Internacional; Patric Strub, gerente de esportes e Sven Harke, da UFA Sports, canal responsável pelas transmissões oficiais do Mundial, chegam nesta sexta-feira, dia 25, na cidade.
A primeira inspeção da equipe foi realizada na sexta-feira, dia 25, por volta das 19h, no Hotel Plaza, onde as delegações ficarão hospedadas. Às 21h, haverá recepção da delegação pelo Prefeito João Paulo Kleinübing e outras lideranças, durante jantar no Restaurante Ataliba. A vistoria no Parque Vila Germânica e neste sábado, dia 26, entre 9h e 11h. Está programada também uma visita ao Complexo Esportivo do Sesi.
Paulo Funke, coordenador de Eventos da FMD, adianta que os preparativos para o Mundial já começaram. De acordo com ele, a arena será montada pela Empresa Orpec Engenharia, que já fez um estudo no Parque Vila Germânica. “Ficou definido que o local tem capacidade para 6,8 mil pessoas em cadeiras numeradas”, detalha.
A empresa, aliás, foi responsável pela montagem das arenas da modalidade dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Funke lembra ainda, que Blumenau, assim como as demais sedes, ficará com a responsabilidade operacional e logística do evento.
“O objetivo é implantar uma estrutura de primeiro mundo para receber seis Seleções que virão para a cidade em dezembro”, comenta o dirigente. Blumenau vai ser sede da primeira fase e as oitavas-de-final. Ainda segundo Galdino, que também integra a Comissão Central Organizadora Estadual do campeonato - a cidade atende as exigências para receber os jogos – como ter ginásios estruturados e rede hoteleira com instalações quatro e cinco estrelas, além de estar próxima de aeroportos. Neste caso, o Aeroporto de Navegantes.
O Ginásio do Complexo Esportivo do Sesi surge com uma das alternativas para o treinamento das Seleções. Outra opção, tanto para treinos, como para jogos é o recém reinaugurado Ginásio do Vasto Verde, cuja quadra atende aos padrões para partidas de handebol.
A atual campeã mundial da modalidade é a Rússia, título conquistado em 2009, na China. O Mundial de 2011 será o terceiro campeonato organizado fora da Europa, depois da Coréia do Sul em 1990 e da China em 2009, e pela primeira vez ele ocorrerá em um país americano.
O campeonato reunirá 24 seleções, que, inicialmente, serão divididas em quatro chaves, uma em Curitiba (PR) – palco de abertura e quatro em Santa Catarina (Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí e Brusque). Na fase inicial, a Seleção Brasileira vai jogar no Paraná. Depois, passará a atuar em Santa Catarina. A expectativa é que a equipe fique, pelo menos, entre as quatro melhores da competição. Não haverá cobrança de ingresso para assistir às disputas, que serão transmitidas para mais de 130 países.
Programação
Dia 25, sexta-feira 19h – Inspeção no Hotel Plaza 21h – Jantar com autoridades no Restaurante Ataliba
Dia 26, sábado 9h às 11h – Vistoria na Vila Germânica e Complexo do Sesi
O que será vistoriado no Parque Vila Germânica
Capacidade de estacionamento;
Iluminação; Capacidade comprovada de público;
Tipo de piso; Corrente elétrica e capacidade
O que deverá ser disponibilizado 4 vestiários para equipes; 2 vestiários para arbitragem;
Banheiros para público; Sala vip e tribuna vip;
Sala de coletiva; Sala de imprensa;
2 secretarias (Federação Internacional/Comissão local); 1 sala de exame antidoping;
1 sala para departamento médico; 1 depósito
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade