O cantor e compositor Caetano Veloso usou sua coluna dominical no jornal "O Globo" para defender sua irmã, a cantora Maria Bethânia, das críticas por conta da autorização concedida pelo Ministério da Cultura para a captação de R$ 1,3 milhão (com base na Lei Rouanet) para a construção de um blog de poesias.
Ele rebateu críticas para os setores da imprensa, que segundo o comporsitor, usam a intérprete de "Explode coração" como "bode expiatório".
O autor de "Tropicália" atacou principalmente o jornal "Folha de São Paulo", primeira a divulgar a informação, e a revista "Veja", por aumentar a repercussão.
Caetano ainda lamentou que outros colegas da classe artística não tenham aparecido para defender Bethânia. "Os editores da revista e do jornal sabem que estão enganando os leitores.
E estimulando os internautas a darem vazão à mescla de rancor, ignorância e vontade de aparecer que domina grande parte dos que vivem grudados à rede. Todos sabem que Bethânia não levou R$ 1,3 milhão", frisou o compositor, se referindo a revolta dos internautas contra a cantora, alguns de forma bem agressiva.
"Não concebo porque o cara que aparece no YouTube ameaçando explodir o Ministério da Cultura com dinamite não é punido. Será que consideram a corja que se "expressa" na internet uma tribo indígena? Inimputável? Podem dizer que espero punição pro idiota que xinga minha irmã", afirma Caetano. - Ana de Holanda sobre blog: 'Projetos assim são aprovados mensalmente'