A falta de informação dos brasileiros em relação aos financiamentos está relacionada a uma questão cultural e também à baixa educação financeira da população.
A análise é de especialistas ouvidos pela Bandnews FM -SP em relação a uma pesquisa que mostra que quase metade da população não se informa sobre crédito financeiro.
O estudo ´Observatório 2011´, encomendado pela empresa de crédito ao consumidor Cetelem BGN, indica também que apenas 26% das pessoas comparam as taxas de juros praticadas no mercado.
O diretor-presidente da instituição, Marcos Etchegóyen, ressalta que a ascendência social ocorreu mais rápido do que a formação financeira das pessoas e por isso a busca por informações nessa área ainda é tão baixa:
A pesquisa mostra ainda que a classe C conseguiu ampliar a participação na economia brasileira em 2010: pulou de 49% da população em 2009 para 53 no ano passado.
Marcos Etchegóyen chama a atenção para o melhor momento do crédito nos últimos seis anos e afirma que esse mercado é dominado cada vez mais pelas camadas populares.
O professor do núcleo de estudos em Ciências do Consumo da ESPM, Fábio Mariano Borges, acredita que a busca por crédito deve se estabilizar nos próximos meses.
E alerta para a importância das pessoas comprometerem, no máximo, 10% do orçamento familiar com esse tipo de dívida:
Somente no ano passado, houve um aumento de 20,5% no número de financiamentos no país, de acordo com o Banco Central.
A pesquisa sobre o crédito mostra também que o brasileiro está mais otimista em relação à economia do país e por isso disposto a adquirir novas dívidas.
O levantamento se baseou em 1.500 entrevistas, realizadas em dezembro do ano passado em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país.
Do site Bandnews FM -SP e acompanhada pela editoria do Sala de Noticias