quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Festa tem avaliação positiva

A 28ª Oktoberfest de Blumenau está consolidada no calendário de eventos do país e, este ano, confirmou seu sucesso entre o público jovem do Brasil e exterior. Os dados são de pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), realizada durante o evento.

A pesquisa foi apresentada sexta-feira, 28, no Parque Vila Germânica, durante o Painel Fecomércio Debate, com a participação de Norberto Mette, presidente da Vila Germânica; Valdir Rubens Walendowsky, presidente da Santur – Santa Catarina Turismo; o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm, também vice-presidente do Sindilojas Blumenau; e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz.

De acordo com o estudo, entre os visitantes da festa a maioria é de homens (64%), com um número menor de mulheres (36%). A faixa etária predominante foi de 35 anos (29,5% entre 18 e 25 anos e 40,7% entre 26 e 35 anos), a maioria solteiros (60%), com um número também considerável de casados ou em união estável (35%). Paulistas (28%), catarinenses (27,6%) e paranaenses (13,1%) são os maiores visitantes da festa.

Além dos brasileiros, também foram registrados 2% de turistas internacionais, o que prova um grande alcance do evento.A pesquisa revela que houve um incremento de 3,84% no faturamento da atividade comercial em relação a 2010 e de 5,64% em relação ao período imediatamente anterior.

A Vila Germânica teve aumento de 5,22% e 23%, respectivamente, e os hotéis registraram resultado ainda melhor, com elevação de 24,2% e de 14,6% no faturamento.EconomiaNorberto Mette observa que considerando o gasto médio por turistas, de cerca de R$ 1.000,00, de acordo com a pesquisa, mais de R$ 70 milhões giraram na economia da região de Blumenau durante o período da Oktoberfest, levando-se em conta a permanência do turista de no mínimo três dias na cidade.

Outro dado importante apontado pelo estudo - que ouviu 1.377 pessoas na entrada das catracas, além de 1.091 turistas dentro da Vila Germânica e 294 empresários da cidade - diz respeito à qualificação do público da festa. A pesquisa aponta que principal a ocupação dos turistas entrevistados é de carteira assinada (44.4%), seguida pelos autônomos (14.4%), pelos servidores públicos (12.2%), pelos empresários (9,4%) e pelos estudantes (8,8%), com renda familiar bastante elevada: a maioria recebe mais de R$ 6.329,00 (37%).Norberto Mette avalia positivamente o estudo. “A pesquisa nos aponta dados muito importantes para o planejamento da festa.

Agradecemos a Fecomércio pela grande contribuição para o nosso evento”.

Mais informações sobre a pesquisa no site da Fecomércio SC: http://www.fecomercio-sc.com.br/.
Assessoria de Comunicação: Tânia Rodrigues
Foto Rogério Pires