Inovação é o mote da Óptica Alexandre que completa 10 anos de existência com uma loja totalmente diferenciada, inaugurada há poucos dias, na Rua Nereu Ramos, 61, bem no centro de Blumenau.
Com cerca de 100 metros quadrados, o empreendimento, que conta com madeira de demolição, oferece muito mais espaço aos seus clientes. Além disso, conta com modernos equipamentos para prestar um atendimento personalizado e suporte para colocar bicicletas e o seu animalzinho de estimação.
De acordo com o proprietário, Alexandre Leschinski, mais do que vender óculos, a Óptica é um endereço de moda e tem que oferecer conforto e facilidades para os seus clientes. Tanto que conta com um laboratório para montagem de óculos (recorte das lentes para adaptações nas armações). O laboratório conta com uma máquina de recorte (chamada facetadora) com comandos computadorizados (CNC). A Óptica mantém estoque de lentes para agilizar a montagem e a entrega dos óculos, ajustes, reparos e garantia.
Pioneirismo
Além de todas as vantagens de um empreendimento moderno, a Óptica Alexandre foi a primeira no Vale do Itajaí a possuir o Visioffice, da Essilor, equipamento multifuncional de alta tecnologia criado para auxiliar na escolha do tipo mais adequado de lentes oftálmicas e também a armação que mais combina com o rosto. É possível comparar, através de fotos, até quatro modelos diferentes de armações na tela do computador. “Desta forma, não tem como o cliente errar e pode optar pela armação que mais combina com seus olhos e formado do rosto”, avalia.
Madeira de demolição
Atualmente, a Óptica Alexandre conta com dois endereços: um no Centro e outra na Vila Itoupava. São 10 anos de experiência. O empreendimento foi fundado em 2001 e o início foi em uma sala comercial de 20 metros quadrados e uma casa de madeira. Hoje, a madeira de demolição, uma opção inteligente para quem quer contribuir com o Meio Ambiente, foi utilizada no endereço do centro. Leschinski conta que optou por madeira de demolição, reciclada de antigos casarões, restaurada e tratada com produtos específicos, com certificação do manejo como forma de preservar o Meio Ambiente, colaborando para que menos árvores sejam derrubadas.
Os móveis com madeira de demolição, além de serem contemporâneos, são considerados ecologicamente corretos devido a sua reutilização, evitando assim a destruição de florestas. A madeira é recuperada de construções antigas e, após receber um tratamento adequado, pode ser utilizada de diversas formas. Os móveis confeccionados com madeira de demolição têm grande vantagem sobre os fabricados com madeiras mais novas, em função do efeito de estufa natural causado pelo tempo, o que impede o empenamento ou retração. Em geral, utilizam-se madeiras nobres como a canela, cedro, ipê, jacarandá, peroba, pinho, entre outros.
São espécies que atualmente estão extintas comercialmente. Em sua maioria, a madeira de demolição possui mais de 100 anos e foram utilizadas anteriormente pelos colonizadores para a construção de casas e ranchos. Com a passagem do tempo, estas construções já não estão aptas para a habitação, porém, a nobreza e a versatilidade da madeira fazem com que ela seja reaproveitada. Os móveis atuais são feitos, geralmente, com pinus e eucalipto, madeiras de reflorestamento.
Matéria e Imagem enviada ao SN por Liliani Bento New Age Comunicação