Da redação da Sala de Noticias
Como já afirmei na introdução do texto acima, estou realmente preocupado com a possibilidade de retirarem as portas de segurança dos bancos. Procurei o sindicato dos bancários de Blumenau e região e conversei com seu diretor Marco Túlio que gentilmente nos esclareceu o seguinte:
O sindicato e seus diretores têm conhecimento deste desejo dos bancos de retirarem as portas pelos motivos enumerados no texto acima, e também que os donos de bancos entendem que o Estado não pode legislar sobre a questão instituição bancaria assunto financeira.
Mas segundo Marco Túlio, representante do sindicato, a Lei Estadual nº10501 garante ao Estado o direito de exigir segurança a pessoa, no caso aos clientes, que vão aos bancos e não podem estar expostos a possíveis ações de assaltantes e pondo vidas em risco, portanto o Estado pode determinar sim que sejam colocadas as portas.
Aqui em Blumenau o sindicato esta atento e até agora nenhuma porta foi retirada, mas se isto acontecer o próprio sindicato se encarregará de tomar as devidas providencias fazendo manifestações nas portas dos banco e tomando atitudes legais para evitar atitudes como esta.
O texto da Lei Estadual catarinense nº10501– obriga bancos a implantarem sistema de segurança.
Da época
O Estado de Santa Catarina ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) ... a Lei estadual nº 10.501/97, que dispõe sobre normas de segurança ... postos e caixas eletrônicos, só podem funcionar se dispuserem de sistemas de segurança.