A Vigilância Sanitária de Blumenau está reforçando o ataque e prevenção contra a Dengue, doença infecciosa causada por um vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A partir de agora, um fiscal do órgão é quem visita os estabelecimentos comerciais e não mais um agente da Vigilância. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, a medida visa intensificar o combate no município definitivamente. “Sai o agente e entra o fiscal, que passa agora a notificar os estabelecimentos na cidade, entre eles as borracharias e ferros-velho. O que não podemos é permitir que se mantenha uma situação de risco na cidade'.
Com a nova medida, caso o estabelecimento não esteja em acordo com o que preconiza a Vigilância Sanitária, o proprietário será notificado, recebendo um prazo de 15 dias para regularizar a situação ou, nos casos mais graves, será obrigado a solucionar o problema imediatamente. Entre as penalidades, estão a possível abertura de um processo sanitário, com aplicação de multa e advertência, podendo inclusive gerar a interdição do local.
A população também pode ajudar a Vigilância Sanitária, denunciando os locais que possuem água parada pelo telefone 156.