sexta-feira, 24 de outubro de 2008

TBV celebra 19º aniversário com eventos

Texto: Janine Martins

Em 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV) completou 19 anos de existência, ou melhor, de oferecimento, 24 horas por dia, de uma ambiência de Paz, harmonia e Espiritualidade Ecumênica a todos os que buscam seus espaços para meditação ou, simplesmente, para encontrar o silêncio interior.
O local, de notável beleza, é o símbolo maior do Amor Universal e da exaltação à Vida e, por isso mesmo, também conhecido como o Templo da Paz, a Pirâmide dos Espíritos Luminosos e a Pirâmide das Almas Benditas. Aclamado pelo Povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília, é o monumento mais visitado da capital brasileira, visto que recebe mais de um milhão de pessoas por ano, segundo dados oficiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal (SDET).

Desde o princípio do mês, muitos eventos estão ocorrendo para celebrar o aniversário, entre os quais o ato ecumênico realizado na data acima referida, considerada Dia do Ecumenismo no Distrito Federal; nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Mato Grosso; e na cidade de Novo Hamburgo/RS. O acontecimento foi particularmente marcante, pois reuniu, em uma grande confraternização, representantes de diversas áreas do saber humano.

Hoje (24), as comemorações estão prosseguindo com atividades bastante especiais. Às 12 horas, iniciou-se, no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi), da Legião da Boa Vontade (LBV), a solenidade em homenagem aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. A cerimônia integra a Semana de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais — que está sucedendo na Organização das Nações Unidas (ONU) — e tem a presença da Dra. Mônica Sharma, diretora de Formação de Capacidades e Lideranças, representando a Sede das Nações Unidas em Nova York, além de autoridades, de estudantes, de lideranças religiosas, de organizações da sociedade civil e da mídia. Completam a agenda do dia apresentações artístico-culturais, a saber: o Encontro Ecumênico de Corais da LBV, às 17 horas, no ParlaMundi, e a estréia, às 21 horas, da peça Evangelho segundo o feminino — Porque “todas as mulheres são mães”, na Galeria de Arte do TBV, com o grupo de teatro da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus de São Paulo/SP.

O ponto alto dos festejos será no sábado (25). Ao longo do dia, haverá a Sessão Solene do Encontro das Duas Humanidades (do Céu e da Terra), que culminará com o pronunciamento, a partir das 16 horas, do jornalista, escritor e diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto. Ele fará a Oração Especial pelo Fortalecimento Espiritual das Famílias do Planeta e pela Paz Mundial e conduzirá a Unção Espiritual, momentos muito aguardados pelos milhares de pessoas que comparecem anualmente ao TBV por ocasião de seu aniversário.

Todos estão convidados para participar desses e dos outros eventos que se realizarão até o fim de outubro em comemoração dos 19 anos do Templo da Boa Vontade. A entrada é gratuita. Mais informações sobre a programação de atividades podem ser obtidas ligando-se para o tel. (61) 3245-1070 ou acessando-se os sites http://www.boavontade.com.br/ ou http://www.tbv.com.br/, ou, ainda, acompanhadas pela Super Rede Boa Vontade de Rádio (http://www.redeboavontade.com.br/). O TBV situa-se no SGAS 915, lotes 75 e 76, em Brasília/DF.