Fonte: Deputado Federal Décio Lima – Deputada Estadual Ana Paula Lima
Os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Secretaria de Segurança Institucional, General Jorge Armando Félix, chegam nesta terça-feira (25) a Santa Catarina para avaliar os estragos causados pela chuva no Estado.
O Ministro da Saúde, Jorge Gomes Temporão, nos próximos dias também deve visitar os municípios atingidos pelas cheias e pelos desmoronamentos.
Alfredo Nascimento e o General Jorge Armando Félix serão recepcionados pelo Deputado Federal Décio Lima (PT) e pela Deputada Estadual Ana Paula Lima (PT), que desde domingo (23) estão acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Exército no resgate às vítimas em Blumenau e cidades vizinhas.
Os ministros dos Transportes e de Segurança Institucional vêm avaliar principalmente os estragos causados à malha viária, já que rodovias estaduais e federais ficaram interditadas em vários pontos com a queda de barreiras e inundações, isolando alguns municípios, como Pomerode, Rio dos Cedros e Benedito Novo.
Hoje também devem chegar a Santa Catarina helicópteros da Base Aérea do Rio de Janeiro para auxiliar no trabalho de resgate às pessoas desabrigadas pelas chuvas no Estado, atendendo determinação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do Deputado Federal Décio Lima, que já no domingo pediu o apoio do Governo Federal na liberação de recursos materiais e humanos para ajudar no socorro aos desabrigados.
"Estamos trabalhando em sinergia entre as autoridades municipais, estaduais e federais para ajudar a população", destaca Décio Lima.
No dia de ontem (24), ele e a Deputada Estadual Ana Paula Lima acompanharam o Secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, que de helicóptero fez um sobrevôo sobre as regiões mais afetadas no Vale do Itajaí.
Audiência com Lula – Décio Lima também vai acompanhar o Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, em audiência com o Presidente Lula, agendada para esta quinta-feira (27), em Brasília.
Na audiência, que já estava marcada para outros assuntos de interesse do Estado, o deputado vai solicitar a liberação de crédito extraordinário para ajudar os municípios catarinenses que somam enormes prejuízos com a forte chuva que castiga a região.
Em uma avaliação feita com o governador Luiz Henrique, os estragos podem superar os R$ 100 milhões, informou Décio Lima.
O parlamentar também vai solicitar a abertura de linhas de financiamento – através da Caixa Econômica Federal -