segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Alerta da Defesa Civil

Alerta da Defesa Civil
Texto Hamilton Antonio
Já no dia de ontem o governador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito João Paulo kleinubing, o deputado federal Décio Lima e a deputada estadual Ana Paula , sentaram a mesa com os mesmos pensantos: buscar ajuda e solução junto ao Governo Federal.
Pelo que disse o deputado Décio Lima ligou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva , explicando a situação de Blumenau e região, suas necessidades, passando o telefone ao governador LHS, que conversou com o presidente, pedindo principalmente e de imediato helicópteros para atendimento as pessoas que estão isoladas em regiões inacessíveis.

A verdade é que me parece ter dado resultado, visto que nesta segunda além dos helicópteros sobrevoando a cidade, tivemos a presença do secretário Nacional de Defesa Civil, fazendo o reconhecimento in loco da situação do momento.

Também não podemos deixar de citar a Defesa Civil e as demais entidades que se agregaram a ela, que continuam incessantemente o trabalho pelas vítimas desta catástrofe.

Um comentário a parte sobre o prefeito Jõao Paulo Kleinubing, percebia-se no seu semblante, o cansaso pelo corre-corre, de bairro em bairro, de rua em rua, correndo risco de vida, para tentar ajudar os seus munípices. Senti nele uma tristeza profunda ao falar das perdas materiais e principalmente humanas , mas como já disse em outras matérias JPK detem o carisma da comunidade e por isso tem que estar aonde povo está. Então sr. prefeito não desanime, lembre que nós blumenauenses de nascimento ou de adoção, somos um povo solidário, e não estará só nesta luta.

. Comunicado da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa aos pacientes que fazem hemodiálise, quimioterapia e radioterapia que entrem em contato com a Central de Ambulância, através do telefone 3326 4234, para combinar o transporte.

Os hospitais Santa Isabel, Santo Antônio e da Vila Itoupava estão funcionando normalmente. O Santa Catarina não está atendendo o público externo.

Precisamos de fralda geriátrica e comum de criança. Entregar no abrigo da Catedral São Paulo Apóstolo.

Onde mais há atendimento:

Policlínica
Ambulatório da FURB
AG da Velha
AG da Fortaleza – só com enfermeiros
AG Garcia – fechado. Atendimento no 23º BI
AG da Itoupava Central
AG Escola Agrícola
UAS Afonso Balsini, Velha
Paulo Mayerle, Passo Manso
Walter Reiter, na Velha

PSF Áurea Pfuetzenreiter, Salto Weissbach
PSF Estanislau Schaette, Água Verde
PSF Marli Helena Batschauer, Garcia
PSF Gustavo Tribess, Tribess
PSF Zerbert Kraupp, Nova Esperança
PSF Hasso Müller II, Fortaleza
PSF Coripós, Escola Agrícola

Abrigos com atendimento médico:

Porta Aberta – Catedral São Paulo Apóstolo
EBM Santos Dumont – Garcia
Escola Victor Hering – Vila Nova
EBM Vidal Ramos – Vorstadt

Comunicado - SAMAE
O SAMAE informa:
1 - TODA A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PELA REDE PÚBLICA ESTÁ INTERROMPIDA EM TODO O MUNICÍPIO
2 - AS EXPECTATIVAS PARA O RETORNO DO ABASTECIMENTO, DE MODO PRECÁRIO SÃO:

ETA II - Rua Bahia
Previsão para retorno do fornecimento a partir de sexta-feira à noite dia 28, SUJEITO A CONFIRMAÇÃO, conforme evolução dos reparos
CENTRO, FORTALEZA ITOUPAVAS, VELHA , ITOUPAVINHA E OUTROS

PROBLEMA: ADUTORA DE AGUA BRUTA CEDEU EM UM TRECHO DE 10 METROS E TEM QUE SER REFEITA

ETA III - Progresso
Sanados os problemas de acesso e energia elétrica, o SAMAE informará previsão para retorno do fornecimento GARCIA, PROGRESSO E GLORIA
ETA IV
Sanados os problemas de acesso e energia elétrica, o SAMAE informará previsão para retorno do fornecimento VILA ITOUPAVA
ETA I
Sanados os problemas de acesso e energia elétrica, o SAMAE informará previsão para retorno do fornecimento PONTA AGUDA
3- A NORMALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO PARA TODA BLUMENAU NÃO DEVERÁ OCORRER ANTES DE 5 DE DEZEMBRO.
4- O SAMAE ESTÁ MONTANDO UMA FROTA DE CAMINHÕES PIPA PARA O ABASTECIMENTO PRIORITÁRIO DE: HOSPITAIS , ABRIGOS, POPULAÇÃO EM GERAL
5 - O SAMAE PEDE PARA A POPULAÇÃO ECONOMIZAR O MÁXIMO POSSÍVEL - SOMENTE PARA O CONSUMO E NÃO PARA LIMPEZA

COMUNICADO SAMAE

1- ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: O SAMAE DISPONIBILIZARÁ 5 (CINCO) LITROS DE ÁGUA POR PESSOA NOS ABRIGOS MANTIDOS PELA PREFEITURA, A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, DIA 25/11, A PARTIR DAS 15 HORAS. QUEM PRECISAR DE ÁGUA DEVE LEVAR O RECIPIENTE;

2- QUANTO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ÁREAS INACESSÍVEIS POR VIA TERRESTRE, AINDA NÃO É POSSÍVEL POIS OS HELICÓPTEROS ESTÃO FAZENDO RESGATE DE PESSOAS EM RISCO DE MORTE;

3- RECOLHIMENTO DE LIXO: A PARTIR DE TERÇA FEIRA, DIA 25, O SAMAE COLETARÁ O LIXO SOMENTE DOS HOSPITAIS E ABRIGOS PÚBLICOS;

4- OUTROS LOCAIS, EMPRESAS E RESIDÊNCIAS DEVEM MANTER OS RESÍDUOS EM SUAS DEPENDÊNCIAS, AGUARDANDO A AMPLIAÇÃO DA COLETA NOS PRÓXIMOS DIAS.

DIRETOR DE OPERAÇÕES - RAMIRO NILSON
DIRETOR TÉCNICO - MARCELO TORRESANIFONE 3331-8400 ou 9601 0409


Três helicópteros fazem atendimento em Blumenau

A Polícia Militar está operando em Blumenau com dois helicópteros e o Exército com mais um. A previsão é que dentro de duas horas chegue mais um helicóptero do Exército, vindo de Taubaté (SP) para auxiliar principalmente na distribuição de alimentos e medicamentos às pessoas que se encontram em abrigos do município.

Defesa civil pede para pessoas não saírem de casa

A Defesa civil, que está coordenando os trabalhos de socorro às vítimas das enchentes em Blumenau, volta a solicitar a compreensão da população para que não obstrua as vias e locais atingidos, para não atrapalhar os serviços.

O Coronel Carlos Olímpio Menestrina, comandante do Corpo de Bombeiros, enfatiza que sair de casa por mera curiosidade está gerando atrasos nos serviços de remoção de escombros das vias e no transporte das pessoas desabrigadas. “As pessoas cuja residência não foi atingida devem ficar em casa, pois é mais seguro para elas, para os socorristas e para os flagelados”, diz Menestrina.
Fonte: Carlos Olímpio Menestrina, comandante do Corpo de Bombeiros de Blumenau – fone: (47) 9607-5307 Repórter: Marcos Nascimento


Blumenau tem mais de 8 mil desalojados

Blumenau amanheceu nesta segunda-feira, 24, com mais de 8 mil pessoas desalojadas devido às enxurradas e desbarrancamentos por toda a cidade. Destas, cerca de 1.600 pessoas encontram-se nos 35 abrigos do município. Durante o dia, pelo menos mais três abrigos serão ativados para continuar recebendo os desabrigados. Muitas famílias procuraram ajuda nas casas de parentes, amigos ou vizinhos. Dez mortes já foram confirmadas no município.

Hoje pela manhã, 51% da cidade não contavam com luz elétrica, segundo a Celesc, e quase toda a cidade estava sem abastecimento de água, que deve levar de sete a 10 dias para ser normalizado. Na ETA II, a principal de Blumenau, o nível do rio, que chegou na noite de ontem a 11,52 metros, impediu a continuação dos trabalhos. Já nas demais estações faltou energia elétrica. Além disso, há muitos rompimentos de tubulação.

A prioridade para esta segunda-feira, segundo o prefeito João Paulo Kleinübing, que passou a noite na Prefeitura e saiu logo cedo para conferir os estragos, é abastecer com alimentos e remédios os abrigos espalhados pela cidade.

Há risco de novos deslizamentos em Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau alerta para a possibilidade de novos deslizamentos e desmoronamentos no município. Segundo o diretor Telmo Duarte, vários pontos, nos bairros, estão em situação de risco e as pessoas que residem nestes locais devem deixar sua casa imediatamente e procurar um dos abrigos disponibilizados pele órgão público. “Mesmo com a diminuição da intensidade das chuvas e o nível do rio diminuído, a terra está muito encharcada e continua oferecendo riscos”, avisa Duarte. Ele aconselha as pessoas a levarem consigo apenas objetos pessoas, colchão e alguma roupa para facilitar a mobilização.

Celesc recupera parte do sistema elétrico de Blumenau
Boletim Sistema Elétrico da CELESC - Atualização 17h20min

Ao longo desta segunda-feira, a CELESC Distribuição conseguiu recuperar 12% do abastecimento nas áreas atingidas pelas chuvas intensas dos últimos dias, passando de 160.722 para 156.192 unidades consumidoras sem energia em todo o Estado.
Na região de Blumenau, a recuperação chega a 5,5%. Na região de Joinville foram religados os consumidores de São Francisco do Sul e Ubatuba, permanecendo sem abastecimento a região de Itapoá. Na região de São Bento do Sul, um deslizamento próximo à subestação Volta Grande afetou um dos alimentadores que atende a Águas Claras e Volta Grande.

Agências Regionais -Unidades sem Energia -% da Rede da Região
Blumenau (16 municípios) 86.439 -34,5%
Itajaí (10 municípios) 34.437 -12,9%
Florianópolis (17 municípios) 7.845 - 1,9%
Joinville (6 municípios) 4.966 -2,1%
São Bento do Sul 1.210 -2,5%
Lages 1.050- 0,8%
Jaraguá do Sul 918 -1,2%
Total Celesc 137.670 -6,1%

A região mais atingida é Blumenau, onde 53.830 unidades consumidoras permanecem sem eletricidade. O bairro Fortaleza, o mais afetado, agora tem 7.502 unidades consumidoras sem energia. Os municípios de Botuverá e Luis Alves, próximos a Blumenau, com 8.219 unidades consumidoras no total, ainda estão sem energia elétrica.
Brusque é outro município bastante atingido (15.645 unidades sem energia).
Itajaí é a segunda cidade com maior extensão de danos; ali cerca de 30 mil unidades consumidoras continuam desabastecidas. Na região de Joinville, em virtude de novos deslizamentos sobre a rede elétrica dos municípios de São Francisco do Sul, Ubatuba e Itapoá, o número de unidades sem luz passou de 3.970 para 10.791. Também há problemas pontuais na região da Grande Florianópolis (7.177 unidades sem luz).
Veja quadro-resumo adiante (situação às 15 horas desta segunda):

O presidente da Celesc Distribuição, Eduardo Pinho Moreira, enfatiza que, apesar de todos os esforços realizados e das equipes deslocadas de outras regiões para atender, principalmente, a região do Médio Vale do Itajaí, que foi a mais atingida, a Empresa precisa de tempo para providenciar os reparos necessários: “O sistema vai sendo recuperado de forma gradativa e com segurança. Há muita dificuldade de acesso a determinados lugares. Além disso, as condições climáticas continuam ruins. Sabemos que é um momento muito difícil, mas precisamos da compreensão dos consumidores”.
A Empresa mobilizou 86 equipes para prestar o atendimento nos locais onde o acesso e as condições climáticas permitem realizar procedimentos de emergência.

Secretaria de Educação suspende aulas até sexta-feira, dia 28
Fonte: Maurici Nacimento



A Secretaria de Educação informa a comunidade que as atividades dos centros de educação infantil e das escolas municipais estão suspensas até a próxima sexta-feira, dia 28. A decisão, tomada pelo poder público no final da tarde desta segunda-feira, dia 24, se deve principalmente as dificuldades de locomoção e a falta de água para a limpeza de diversos locais atingidos pelas águas.

Todos os profissionais que trabalham no setor técnico-administrativo da rede municipal e tiverem condições, devem se apresentar em seu local de trabalho para auxiliar no que for possível.

A partir desta terça-feira, dia 25, uma equipe da secretaria de Educação também deve atender em regime de plantão. A secretaria fica na rua Paraíba, 171 – Victor Konder.

Mais de 500 homens do exército estão trabalhando em Blumenau
Fonte: General Pafiadache



O Exército está com um efetivo de 500 militares prestando socorro às vítimas das enchentes em Blumenau.
O general Pafiadache, que também coordena a operação na cidade juntamente com o coronel Rosty, avisa que o Exército está trabalhando com o auxílio de quatro aeronaves, dezessete caminhões e doze barcos.
O Exército está recolhendo grupos isolados em vários pontos de Blumenau. Ele reforça o pedido para que as pessoas evitem de sair as ruas o que prejudica a ação dos que estão trabalhando na recuperação da cidade.