terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ministro dos portos visita Porto de Itajaí

E-mail enviado à coluna por Irene Huscher (SC-275-JP)
Assessora de Imprensa do Deputado Federal Décio Lima : Foto Divulgação

O Ministro Pedro Brito do Nascimento, da Secretaria Especial de Portos, visita Itajaí nesta terça-feira, dia 2, para ver de perto os estragos causados pela enchente no Porto de Itajaí. Ele vem acompanhado do Deputado Federal Décio Lima (SC) e deve chegar às 12h30, quando irá vistoriar a foz do Rio Itajaí e depois se reunir com a direção do porto e com o prefeito Volnei Morastoni.

O Presidente Lula está muito preocupado com a situação de Santa Catarina e com os estragos causados no Porto de Itajaí e pediu que eu acompanhasse o ministro Pedro Brito nesta agenda”, informou o deputado Décio Lima.

O Porto de Itajaí, o segundo maior do Brasil em movimentação de containeres, perdeu 740 metros de cais em função da enchente em Itajaí, interrompendo por tempo indeterminado o trabalho de 14 mil trabalhadores envolvidos nas operações do completo portuário.

Levantamento detalhado sobre os estragos causados pela chuva já está sendo feito pela equipe de engenheiros da Secretaria Especial de Portos, atendendo deliberação do ministro Pedro Brito Nascimento, que já anunciou a liberação de R$ 350 milhões, através de Medida Provisória, para as obras de recuperação dos berços 1 e 2, destruídos pela enchente.

Também acompanham o ministro o Subsecretário de Portos, Fernando Victor Carvalho, o Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Fabrízio Pierdomênico, o Assessor para Assuntos de Segurança Portuária, Coronel Jorge do Carmo Pimentel, o Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, Domenico Accetta, e o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Fialho.