Para prevenir a comunidade dos roubos que podem ocorrer no interior das agências bancárias, onde ficam os caixas eletrônicos, o vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB) apresentou hoje uma proposta que assegura a presença de, no mínimo, um agente de segurança nos bancos, na parte anterior às portas giratórias.
Ao elogiar o tema da Campanha da Fraternidade 2009, que trata da questão de segurança pública, o vereador destacou ser importante desfazer o mito de que este tema é de ordem exclusiva do Estado. “A segurança pública é uma responsabilidade de todos nós. Um dever dos governos Federal, Estadual e Municipal, mas também da sociedade, escolas e pessoas”, argumentou.
Ele destaca ser preciso investir não apenas em reforço policial, mas discutir a prevenção. “É preciso se antecipar ao crime”, observou.
Napoleão trouxe estatísticas para comprovar a necessidade de segurança. “60% das movimentações bancárias do Brasil são feitas nos caixas eletrônicos localizados nas agências no espaço anterior à porta giratória que impede a entrada de armas.
Em 2008 os assaltos aos usuários de caixas eletrônicos, logo na sequência da operação de saque, cresceram 14% no país. Mil assaltos apenas nos quatro maiores bancos do Brasil em 2008”, assinalou.
Mesmo com a existência de câmeras de segurança, o parlamentar avalia que elas não inibem o delito, algumas vezes apenas ajudam a identificar o infrator, isso quando se têm acesso às imagens. “A vítima muitas vezes é lesada duplamente, com o crime e ao obter a informação negligenciada pelos bancos que têm a câmera, mas muitas vezes não filmam”, salientou.
Em outro momento, Bernardes solicitou ao Samae que reveja as questões relacionadas ao abastecimento de água. “Enquanto não houver a normalidade neste serviço, que haja medidas paliativas para comunidade”, falou.