quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como anda a fiscalização da Lei Seca?

Texto: Hamilton Antonio
Foto: Ilustrativa

A lei seca entrou em vigor em junho de 2008, aumentou a fiscalização sobre motoristas embriagados, tolerância zero para o álcool ao volante, mas como anda a fiscalização aqui em Blumenau? Sabemos que a guarda municipal de transito, esta fazendo a sua parte fiscalizando dentro da medida do possível.

Temos conhecimento de que nestes primeiros meses do ano 94 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados, mas para a guarda municipal de transito o numero é baixo diante da consciência dos motoristas que deveriam lembrar que esta atitude vai lhes trazer complicações de varias formas.

Ouvi outro dia o Ivonei Leite responsável pela Guarda Municipal dizer que apenas 10% dos motoristas tiveram a conscientização de não beber para dirigir, é um numero muito baixo, no inicio da lei seca houve talvez uma conscientização de 30 ou 40% dos motoristas, depois parece que esqueceram da lei, é bom refrescar a memória que quem for pego embriagado terá a carteira de habilitação apreendida e recebera um multa de R$ 957 reais, quanto a carteira ficará presa temporariamente, em pouco tempo o infrator estará de volta ao volante.

Se o teste acusar até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o motorista respondera um processo administrativo, se for acima disto respondera por um processo judicial.

Em Blumenau segundo a guarda municipal desde que a lei entrou em vigor em 2008 mais de 200 motoristas foram flagrados em nossa cidade mas nenhum foi julgado até agor.

Na verdade esperamos que a justiça seja mais rápida nestes casos, apresse os julgamentos até para moralizar uma fiscalização que tornou-se aceita junto a população.