
Prefeituras que receberem cobrança para montar e instalar tele -centros comunitários devem denunciar o fato à Polícia Federal, ao Ministério Público e às autoridades locais.
O alerta é do Ministério das Comunicações que esclarece que o tele centro comunitário é entregue ao município sem custo nenhum para a prefeitura.
Segundo o coordenador-geral de Projetos Especiais do ministério, Carlos Paiva, duas empresas foram contratadas pelo Ministério das Comunicações para montar e instalar os tele centros: a Positivo Informática S.A., que monta os equipamentos e a rede sem fio, e a Embratel, que entrega a antena e instala o sinal de internet.
“Os prefeitos não devem pagar absolutamente nada a ninguém. Qualquer empresa que se apresente como prestadora de serviços na área de telecomunicações ou na área de montagem de tele- centros indicada ou identificada pelo Ministério das Comunicações, não é verdade.” - destaca Carlos Paiva.
O ministério investiu R$ 140 milhões para instalar tele centros comunitários em todos os 5.564 municípios brasileiros. Para isso, foram adquiridos 6,2 mil kits com computadores, projetor multimídia, roteador sem fio, impressora a laser, câmera de vídeo, estabilizadores de voltagem, mesas, armários e cadeiras. Até agora, 5.467 kits já foram entregues às prefeituras que se cadastraram junto ao ministério para participar do programa. Destes, 4.500 já estão montados e 1.925 já foram conectados à internet em banda larga.