segunda-feira, 27 de abril de 2009

Entrevista do presidente da FIESC

Texto: Hamilton Antonio
Foto: HAG

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) Alcântaro Correia conversou conosco sobre o momento em que estamos vivendo uma crise mundial financeira.

Segundo o presidente esta todo mundo tentando buscar soluções e até é um momento interessante, “o empresário tenta reduzir custos , buscar saber o que está errado dentro da sua empresa, busca melhorar a performance, então isto no final esta sendo um ensinamento forçado porque se ele não reagir em busca de uma solução de um ensinamento, ele sucumbi”.

“Então, se de um lado é péssimo mas de outro lado esta havendo uma mudança comportamental dos empresários muito forte, muito rápido, para que haja condição de suportar esta situação de baixa de produção”.

Ele também frisou que empresários tem encontrado soluções que jamais haviam pensado, que jamais iam pensar ou buscar, porque estava tudo tão fácil, tão prático.

Quanto às exportações Alcântaro diz que as dificuldades são obvias mas não só aqui, no mundo inteiro, houve uma redução bastante grande e quanto a expectativa de melhora da economia no mundo disse que ninguém sabe, “este é o tipo de negócio que se alguém vir dizer termina amanhã ou depois, é mentira, porem a FIESC continua correndo atrás buscando, abrindo portas para dar condições do pessoal sobreviver.